A Embaixada dos Estados Unidos na Bulgária, informou em 20 de outubro, que dois F-16 desativados pela USAF, serão doados para a Força Aérea da Bulgária (BuAF), para uso como treinadores de pilotos e técnicos, antes do recebimento dos seus oito F-16V Block 70 em 2023.
O anúncio foi feito durante uma visita do Secretário Adjunto para Assuntos Políticos e Militares do Departamento de Estado dos EUA, R Clarke Cooper, à várias bases aéreas e instalações militares da Bulgária. A doação das aeronaves, atende a uma solicitação do Governo Búlgaro, motivado pelo programa de transferência EDA – Excess Defense Articles, do Departamento de Defesa dos EUA, e ainda depende da aprovação do Congresso Americano.
Entre as unidades visitadas pelo Secretário Cooper, obviamente estava a 31st Fighter Wing (31st FW) da USAF, que conforme informamos no mês passado, opera deslocada na Base Aérea Graf Ignatievo, cumprindo missões de apoio temporário à OTAN, no policiamento aéreo aprimorado e QRA (Alerta de Reação Rápida), na Região do Mar Negro.
A embaixada dos EUA não especificou qual a versão do F-16 excedentes que serão repassados para a Bulgária, nem se esses os jatos terão condições de voo, ou servirão para treinamento estático em solo.
@FFO