O Instituto Nacional de Tecnologia Aeroespacial da Espanha (INTA), certificou o Airbus A330 MRTT Voyager para realizar reabastecimento em voo (REVO) de aeronaves Airbus A400M, utilizando o ponto central, conhecido como Fuselage Refueling Unit (FRU), modelo Cobhan 805E. O A330 empregado nos ensaios pertence a empresa Air Tanker, e está a serviço da Royal Air Force (RAF).
As aeronaves da Air Tanker foram entregues em duas configurações: apenas com os pods sob as asas (Cobhan 905E) para reabastecer aeronaves de caça designado Voyager KC.Mk 2; ou com os pods subalares e sistema FRU central designado Voyager KC.Mk 3. Os MRTT operados pela RAF são usados como reabastecedores ou aeronaves de transporte de tropas/passageiros, e são arrendados através de contrato de serviço junto feito pelo MoD UK.
Esta certificação para o MRTT é o final de uma campanha de testes de solo e voo, que envolveu ensaios em diversas condições e situações de REVO. Ela complementa todo esforço de trabalho da engenharia da Airbus, que realizou intensa análise e redigiu farta documentação técnica para demonstrar a capacidade desta modalidade de REVO entre as aeronaves.
O INTA é o órgão militar técnico da Dirección General de Armamento y Material de España (DGAM), responsável pela certificação das aeronaves A330 FSTA e MRTT. Suas certificações são endossadas pelas autoridades aeronáuticas civis. Atualmente os MRTT Voyager estão certificados pelo INTA para reabastecer aeronaves Tornado, Eurofighter, C-130J Hercules, E-3D Sentry, F-35B Lightning II e agora o A400M Atlas.
@FFO
A Airbus e o governo da Arábia Saudita estariam negociando um possível contrato envolvendo a aquisição de um lote adicional de aviões de reabastecimento e multimissão A330 MRTT para a reforço da capacidade. Atualmente a Força Aérea Real Saudita (RSAF) possui seis aeronaves deste modelo.
Em "Notícias"
Entre 13 e 15 de março, a Royal Air Force (RAF) deslocou um Airbus A400M para Punta Arenas, no sul do Chile, de onde realizou missões em apoio à Operação “Austral Endurance” 2025.
Em "Notícias"
A Royal Air Force (RAF), a Airbus e outros parceiros da indústria realizaram o primeiro voo mundial de Combustível de Aviação 100% Sustentável (SAF — Sustainable Aviation Fuel) utilizando uma aeronave militar em serviço. É também o primeiro voo 100% SAF de qualquer tipo de aeronave realizado no espaço aéreo…
Em "Notícias"