O produtor de cinema Jerry Bruckheimer e o ator Tom Cruise se tornaram, respectivamente, os aviadores navais honorários 35º e 36º da US Navy, sendo agraciados pelo Commander of Naval Air Forces, Vice Adm DeWolfe Miller III, durante uma breve cerimônia realizada no Paramount Studios, em Los Angeles em 24 de setembro de 2020, como reconhecimento ao seu emprenho contínuo em divulgar e enaltecer o trabalho da Aviação Naval Americana nos filmes Top Gun (1986) e Top Gun: Maverick (2020).
A cerimônia de premiação aconteceu durante a exibição prévia do próximo filme da série – Top Gun: Maverick. O filme, que é uma continuação do sucesso de 1986, iria ser lançado este ano, em 24 de junho, mas devido a COVID-19 foi adiado para 2 de julho de 2021. Cruise não estava fisicamente presente na cerimônia, mas participou por meio de videoconferência, pois atualmente está filmando o novo capítulo da franquia Missão Impossível na Itália.
Bruckheimer e Cruise, estão autorizados a usar as “Asas de Ouro” (Wings of Gold), tendo direito a todas as honras, cortesias e privilégios concedidos aos Aviadores Navais da USN.
A citação para o prêmio afirma:
“Na história do cinema, não existe filme de aviação mais icônico do que o filme Top Gun de 1986 da Paramount Pictures. Seus personagens, diálogos e imagens estão arraigados nas mentes de toda uma geração de americanos. O filme conquistou o coração de milhões, tendo um impacto positivo profundo no recrutamento para a Aviação Naval. Promoveu e apoiou significativamente a Aviação Naval e colocou porta-aviões e aeronaves navais na cultura popular”.
A citação continua dizendo que Cruise e Bruckheimer fizeram grandes esforços para “garantir que a franquia Top Gun seja o mais autêntica possível, permanecendo fiel à excelência tática incomparável da Navy Fighter Weapons School, o espírito da Aviação Naval e o espírito de luta dos homens e mulheres da maior Marinha do mundo”.
A distinção de Aviador Naval honorário não é concedida há mais de dois anos. Entre os designados anteriores estão Bob Hope em 1986, por suas contribuições para o moral da comunidade da Aviação Naval; Jim Neighbours em 2010, por seu apoio ao Pacific Aviation Museum e contribuições para o moral dos membros do serviço ativo em seu papel na tela como US Marine, Pvt. Gomer Pyle e a Sra Susan Ford Bales em 2016 por seu papel como patrocinadora do porta-aviões USS Gerald R. Ford (CVN 78). Até hoje somente 36 pessoas receberam tal horaria.
Em Top Gun: Maverick, Cruise está revivendo o papel icônico do piloto da Marinha Pete “Maverick” Mitchell. Bruckheimer produziu os dois filmes, com Top Gun arrecadando mais de US$ 350 milhões em bilheteria em todo o mundo e influenciando uma geração inteira de aviadores navais. A franquia de filmes Top Gun leva o nome da Navy Fighter Weapons School, também conhecida como “TOPGUN”, em 1986 com ede na NAS de San Diego, CA e hoje, com sede na NAS Fallon, NV.
@CAS