A Força Aérea Argentina (FAA) realizou em 14 de outubro, a cerimônia para a transferência do helicóptero Bell 412EP, matrícula H-106, pertencente a VII Brigada Aérea, com sede em Moreno, província de Buenos Aires. A aeronave foi transferida para a Escola de Aviação Militar (EAM), em Córdoba, em substituição ao Hughes 500D, e foi recebida com uma cerimônia oficial.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante de Treinamento e Alistamento, Brigadeiro Oscar Palumbo, e demais autoridades da FAA e alunos da unidade de ensino. Durante o ato, o capelão militar Pablo Vilca, abençoou o Sistema de Armas Bell 412.
O H-106 cumprirá missões de fotografia aérea, reconhecimento, exploração, e SAR (Busca e Salvamento). A aeronave estará disponível para missões humanitárias, mediante a solicitação de unidades dependentes do Comando de Formação e Alistamento, bem como órgãos de Estado.
Em discurso, o Brigadeiro Palumbo referiu a importância da incorporação desta aeronave, e sublinhou que se trata de um salto de qualidade e tecnologia na segurança operacional do Grupo Aéreo Escuela.
“O Bell 412 EP vem como um substituto para o glorioso Hughes 500 D, que se destacou em múltiplas tarefas não apenas na Escola de Aviação Militar, mas também em fornecer suporte constante nas implantações de treinamento operacional do Corpo de Cadetes. Deve-se destacar que o salto qualitativo alcançado com este tipo de aeronave é notável”.
O Bell 412EP, H-106 (c/n 36686), é um dos seis helicópteros do modelo operacionais na frota da FAA. Ele foi fabricado em 2014, e voou para operadores civis no Canadá com a matrícula C-FHIO, até meados de 2017, quando foi adquirido pelo Governo Argentino. Em 29 de janeiro de 2018, chegou ao Aeroporto de Ezeiza, a bordo do Boeing 747-400F da Skylease Cargo (N908AR), desmontado e com a camuflagem cinza, padrão que utiliza até hoje.
@FFO