O Departamento de Estado tomou a decisão no dia 21 de outubro de aprovar uma possível venda para o Escritório de Representação Econômica e Cultural de Taipei nos Estados Unidos (TECRO –Taipei Economic and Cultural Representative Office) de 151 mísseis Boeing AGM-84H SLAM-ER (Standoff Land Attack Missile Expanded Response) e equipamentos relacionados a um custo estimado de US $ 1,008 bilhão. A Defense Security Cooperation Agency (DSCA) já entregou a certificação exigida notificando o Congresso desta possível venda.
TECRO solicitou a 135 AGM-84H SLAM-ER; quatro mísseis de telemetria ATM-84H SLAM-ER; e 12 mísseis de treinamento aéreo cativo CATM-84H (CATM). Também estão incluídos cento e cinquenta e um (151) contêineres, peças de reposição e de reparo, suporte e equipamento de teste, publicações e documentação técnica, treinamento de pessoal e equipamento de treinamento, bem como assistência técnica e logística.
A compra dos AGM-84 é, primariamente, destinada a armar os F-16A e, futuramente, os F-16V da Republic of China Air Force – ROCAF (Chung-Hua Min Guo Kong Jun), que estão em fase final de negociação. A ROCAF pretende adquirir 66 F-16V Bloco 70, que foram oficialmente ofertados pelo EUA em agosto de 2020.
O AGM-84H SLAM-ER é um míssil de cruzeiro aerotransportado produzido pela Boeing Defense com alcance de até 270 km. Ele é derivado do míssil antinavio AGM-88 Harpoon. Atualmente além dos EUA, Coreia do Sul, Turquia, emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita empregam o AGM-88H/K SLAM-ER.
@CAS