No dia 16 de outubro, o Ministro da Defesa do Uruguai, Javier García, participou da cerimônia alusiva aos 35 anos do país como membro consultivo do Tratado da Antártico.
Na ocasião, em entrevista aos jornalistas, o Ministro da Defesa ressaltou que para cumprir o abastecimento logístico e troca de pessoal da estação antártica uruguaia neste ano, o país terá que contar com ajuda do Brasil e do Chile. Segundo García, os dois navios da Armada Uruguaia que servem ao Programa Antártico, estão fora de serviço devido a problemas técnicos. Para abastecer os militares e pesquisadores da estação, com alimentos, combustível e insumos, o país contará com a ajuda dos navios polares da Marinha Brasileira e Armada Chilena.
Por sua vez, o transporte de pessoal por via aérea, aguarda o desfecho da aquisição dos dois C-130H recentemente comprados da Espanha. Segundo García, por se tratar de equipamento militar de fabricação americana, ainda necessita do aval do Governo dos Estados Unidos. A previsão é que o primeiro C-130H chegue em Montevidéu no mes de novembro ou dezembro. O Ministro não explicitou os motivos porque os dois C-130B (FAU 591 e FAU 592), estão fora desta operação neste ano.
@FFO