Em 17 de outubro, equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas do Mato Grosso (CIOPAer/MT), da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública (MJSP/DFNSP) e técnicos da Helibras, removeram os destroços do helicóptero AS-350B2 PR-MJZ, da Força Nacional, acidentado no dia 08 de outubro, na região de Porto do Jofre, município de Poconé/MT. O “Nacional 01” caiu enquanto apoiava as brigadas no combate aos incêndios florestais na região do Pantanal Matrogrossense, a 100 km de Cuiabá.
Com auxílio do helicóptero AS-350B3, PR-GMT “Águia 03” do CIOPAer/MT, as partes da aeronave acidentada foram levadas como carga externa até um terreno, onde foram embarcadas em um caminhão que as transportou inicialmente para Porto Jofre. O motor seguiu para ser periciado pelo fabricante SAFRAN e pelo CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão responsável pela investigação do acidente.
Estavam no helicóptero o comandante Renato de Oliveira Souza (Polícia Civil DF), o copiloto Luiz Fernando Berberick (Polícia Civil RJ), e o Operador Aerotático 2º Sargento PM Emerson Miranda Martins (Polícia Militar RJ). Os dois pilotos seguem internados em tratamento por conta das fraturas, enquanto o 2º Sargento Emerson, recebeu alta e cumpre repouso domiciliar.
@FFO