Um vídeo filmado na China, em 17 de outubro, mostrou um bombardeiro estratégico Xian H-6N pousando em um aeroporto não identificado. A imagem chamou a atenção, porque a aeronave transportava um enorme artefato sob a fuselagem. O autor do filme, identificou tal item como sendo um ALBM, ou míssil balístico de lançamento aéreo (Air-Launched Ballistic Missile).
Especialistas chamam a atenção sobre o formato dianteiro do armamento, que tinha um perfil em forma de cunha, apontando para a possibilidade de ser um míssil hipersônico. O editor do site The War Zone, Tyler Rogoway, relatou que a forma é semelhante a do míssil hipersônico terra-ar DF-17, lançador dos planadores DF-ZF, capazes de atingir velocidades superiores a Mach 5.
Outra seria o CH-AS-X-13, um novo míssil balístico anti-navio (ASBM – Anti-Ship Ballistic Missile) desenvolvido a partir do DF-21D. Esta seria a arma primária dos H-6N que, segundo um relatório divulgado publicamente pela U.S. Defense Intelligence Agency, teria um alcance superior a 930 milhas quando lançado do solo.
O Xian H-6N é a mais recente versão desta família de bombardeiros da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo da China, e como a maioria das aviões militares produzidos no país, pouco se sabe sobre esta aeronave. Externamente uma das principais diferenças das versões anteriores H-6K, está na presença de uma área semi-rebaixada na seção central da fuselagem, com um hard-point que seria para levar uma carga de grandes dimensões sob a fuselagem. Esta modificação seria para acomodar um míssil intercontinental. O H-6N também possui uma sonda de reabastecimento em voo, posicionada no nariz.
Descrição original postada pelo autor do vídeo: ALBMを搭載したH-6 (Fonte: @OedoSoldier).
@FFO/CAS