Em 10 de outubro, a Força Aérea do Peru (FAP) utilizou pela primeira vez, uma aeronave de transporte Leonardo C-27J Spartan, em missões de combate à incêndios florestiais.
O C-27J FAP-329, pertencente ao Grupo Aéreo nº 8, foi deslocado para o Aeroporto de Cuzco, onde se reuniu ao Mi-17, FAP-614, do Grupo Aéreo nº 3, nos esforços de combate a um incêndio na região de Tabomachay, Parque Arqueológico Saqsayhuaman, a cerca de 3 km do centro da cidade.
Na ocasião, a FAP experimentou pela primeira vez o Sistema de Combate a Incêndio Guardian, tendo o C-27J realizado três passagens, lançando 9.000 litros de água diretamente no centro da área atingida pelo fogo, em apoio aos bombeiros no solo.
O Sistema Guardian, foi adquirido em 2019 diretamente do fabricante, a empresa americana Caylym Technologies, sediada na Califórnia. Ele pode ser utilizado tanto nos bimotores Spartan, quanto nos L-100-20 Hércules. É composto por uma série de contêineres de papelão ondulado biodegradável e reciclável (quando recuperados), do tipo A22 (122 cm x 122 cm x 88 cm). Cada um dos recipientes tem capacidade para pouco mais de 1.000 litros, e podem ser embarcados nas aeronaves sem qualquer necessidade de adaptação especial.
Os C-27J Spartan podem carregar até seis contêineres, totalizando 6.300 litros de água, espuma ou gel retardante, que são lançados pela rampa traseira sobre o alvo, a uma altitude entre 500 m e 1.500 m. A área coberta pelas cargas é de aproximadamente 3 mil metros quadrados, e tem grande eficiência quando lançados com precisão. Os Hércules podem levar até 16 recipientes, ou aproximadamente 16 mil litros.
Em comparação com o sistema Bambi Bucket MAX 7590, utilizado pelos helicópteros Mi-17-1B, tem capacidade para 3.420 litros, lançados de uma única vez, a uma altura entre 80 e 500 metros. O tempo de recarga deste sistema é aproximadamente de um minuto.
As operações aéreas foram suspensas três dias depois, quando os bombeiros e brigadistas conseguiram controlar o incêndio florestal.
@FFO