O Ministério da Defesa da Holanda (MoD) adiantará a substituição dos quatro C-130H Hércules, que compõem a frota de transporte tático operacional da Real Força Aérea Holandesa (RNLAF – Royal Netherlands Air Force).
Em 12 de outubro, a Secretária de Estado da Defesa, Barbara Visser, enviou mensagem ao Parlamento, informando a necessidade de antecipar o processo de aquisição do substituto dos C-130H. O projeto deverá ser implementado entre 2021 e 2028, com a chegada dos primeiros aviões novos em 2026.
A RNAF possui quatro Hércules, todos comissionados no Esquadrão 336, na Base Aérea de Eindhoven (EHEH). São dois C-130H-30 (alongados), adquiridos novos de fábrica em 1992, e dois C-130H excedentes da US Navy, comprados em 2005. A célula mais antiga é de 1978, e mantém a configuração original.
Frota de C-130 da RNAF
Matrícula | Modelo | c/n | Nome batismo | Ano fabricação | Matrícula anterior |
G-273 | C-130H30 | 5273 | ‘Ben Swagerman’ | 1994 | N4080M * TESTE |
G-275 | C-130H30 | 5275 | ‘Joop Mulder’ | 1994 | N4080M *TESTE |
G-781 | C-130H | 4781 | “Bob van der Stok” | 1978 | USN BuNo 160608 |
G-988 | C-130H | 4988 | “Willem den Toom” | 1983 | USN BuNo 162313 |
Uma frota pequena, a idade avançada das células e a consequente a diminuição entre os períodos de manutenção, estão reduzindo a disponibilidade operacional das aeronaves. O MoD concluiu que submeter a frota em um processo de modernização, reduzirá significativamente a capacidade de transporte da força aérea, e que a sua substituição imediata é premente.
O Ministério da Defesa irá abrir concorrência pública para aquisição de novas aeronaves de transporte tático multifuncional, com requisitos específicos, como capacidade de transporte aeromédico, sistemas de autoproteção e equipamentos de comunicação datalink, entre outros. Os concorrentes deverão ser aeronaves existentes no mercado e comprovadamente experimentadas, e provavelmente ficará entre o Lockheed C-130J e o Airbus A400M.
@FFO