Entre 08 e 10 de outubro, o Navio Polar NPo Almirante Maximiano (H-41) recebeu o novo helicóptero da Marinha do Brasil, o Airbus H135T3, designação naval UH-17, N-7090 “Águia 90”, pertencente ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1), sediado na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), no Rio de Janeiro.
Durante este período, a aeronave realizou operações a bordo do NPo Almirante Maximiano, visando a homologação do seu “Envelope de Vento”. Foram efetuadas 49 Qualificações e Requalificações para o Pouso a Bordo (QRPB), além de nove fainas de Vertrep (Vertical Replenishment), ou reabastecimento vertical de carga no navio. Os testes serviram para avaliar na prática o desempenho e as limitações do UH-17 durante operações embarcadas, conforme o envelope teórico proposto pelo Centro de Análises de Sistemas Navais.
O treinamento é importante para a certificação das operações de aeronaves embarcadas, e serviu como preparação final para a próxima Operação no Continente Antártico (39a OPERANTAR), a primeira realizada pelos novos UH-17.
Atualmente a Marinha do Brasil possui duas aeronaves UH-17, ambas na frota do EsqdHU-1, o N-7090 recebido em fevereiro e o N-7091 recebido em julho deste ano.
@FFO