Na manhã de 8 de outubro, na zona rural de Iracema/RR, militares da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), do Exército Brasileiro (EB), identificaram um local utilizado como ponto de apoio para aeronaves de garimpo. Na área, foram apreendidas um Cessna 172 e um Cessna 182 , além de uma expressiva quantidade de combustível e equipamentos para abastecimento das aeronaves.
A investida fez parte da Operação Verde Brasil II, em uma ação conjunta e coordenada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Companhia Independente de Polícia Ambiental (CIPA) / PMRR.
A tropa da 1ª Bda Inf Sl, composta por militares do 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (12° Esq C Mec), agentes da PRF e do IBAMA e policiais militares da CIPA vistoriaram o local em busca de outros materiais. Não foram localizadas pessoas no local e todo o material apreendido, incluindo as aeronaves, foi transportado no dia seguinte, para a capital Boa Vista, por caminhões do 1º Batalhão Logístico de Selva (1° Btl Log Sl), e entregue à Polícia Federal e ao IBAMA.
As ações da 1ª Bda Inf Sl, em conjunto com os órgãos federais e estaduais de proteção ambiental e de segurança pública federais e estaduais, no escopo da Operação Verde Brasil II, sob a coordenação da Força-Tarefa Conjunta Integrada Lobo D’Almada, têm alcançado expressivos resultados no combate aos crimes ambientais e transfronteiriços no estado de Roraima.
@FFO