Airbus foi selecionado para realizar o estudo do módulo lunar para a Agência Espacial Européia (ESA – European Space Agency ), que nesta próxima década, pretende explorar a Lua e o planeta Marte. Airbus projetará o European Large Logistic Lander (EL3 ), um veículo capaz de entregar cargas úteis científicas ou logísticas à superfície lunar. Neste estudo (fase A/B1), a Airbus desenvolverá o conceito do EL3, que será capaz de transportar até 1,7 toneladas de carga para qualquer local na superfície lunar. Os voos EL3 estão programados para começar no final de 2020.
A Europa já está contribuindo para o Global Exploration Roadmap, acordado por 14 agências espaciais ao redor do mundo, nas quais a Airbus também está fazendo sua parte. A participação europeia inclui missões internacionais a Marte, elementos substanciais para prover as estações espaciais tripuladas como a Estação Espacial Internacional e o Portal Lunar, bem como o Módulo de Serviço Europeu Orion (ESM), que irá fornecer energia para Artemis, a próxima missão humana à superfície lunar. Com o EL3, a ESA e os seus estados membros darão mais uma contribuição substancial no esforço internacional para estabelecer a exploração sustentável da Lua.
O EL3 será projetada como uma capacidade de missão logística à superfície lunar européia totalmente independente, incluindo capacidade de lançamento feito pela Europa com foguete Ariane 6. A ESA prevê voar de três a cinco missões com o EL3, em um período de 10 anos. Andreas Hammer, Chefe de Exploração Espacial da Airbus, informou que:
“Estamos extremamente entusiasmados por iniciar a fase de definição do EL3, o grande módulo de pouso lunar da Europa. No ano passado, em Sevilha, os ministros espaciais da Europa concordaram que a Agência Espacial Europeia deveria começar a preparar um veículo para transportar cargas científicas e logísticas até a Lua. A Airbus está 100% por trás dessa ambição, pois permitirá que a Europa desempenhe um papel crítico na próxima fase da exploração humana da Lua e fortalecerá ainda mais o status da ESA como um parceiro inestimável na comunidade espacial internacional”.
Com base em um elemento de pouso plug-and-play genérico, o EL3 poderá suportar uma variedade de atividades lunares, incluindo: suporte logístico para missões tripuladas na Lua (acampamento base Artemis), missões científicas com rovers e cargas estáticas ou uma missão de retorno de amostra.
@CAS