Um helicóptero da Força Aérea Equatoriana (FAE), sofreu um acidente no dia 8 de outubro, durante um pouso no heliponto do Parque Itchimbía, em Quito.
O Bell 206B3 (TH-57 – designação militar equatoriana), matrícula FAE 415 (c/n 4578), pertencente ao Escuadrón de Combate 2212, da Ala de Combate No.22, da Base Aérea de Guayaquil (SEGU), caiu próximo às instalações do Servicio Integrado de Seguridad ECU-911, que acionou todos os meios para realizar o primeiro atendimento aos feridos.
Conforme o Diretor Geral do ECU 911, Juan Zapata, o acidente ocorreu às 12h06, enquanto a aeronave se preparava para pousar no heliponto existente no parque. Conforme Zapata, a bordo da aeronave estavam os dois pilotos e um mecânico, que foram encaminhados para o Hospital Militar em situação regular e estáveis.
Um vídeo capturado por uma testemunha e divulgado na internet, mostra o Bell 206 pousando no heliponto, onde permanece por alguns segundos, antes de decolar e inciar um curto voo sem controle, rodando em seu próprio eixo, caindo no gramado, ainda na área do heliponto.
O Chefe do Comando de Operações Aéreas da FAE, Brigadeiro General Marco Brito, informou que a aeronave realizava uma missão de treinamento de montanha, e sofreu uma pane que obrigou os pilotos a buscar o heliponto do Parque Itchimbía, onde fariam um pouso de emergência. Segundo o Oficial da FAE, a aeronave caiu a poucos metros do local, sem atingir terceiros em solo. Os tripulantes foram resgatados e encaminhados para o Hospital Militar, onde passam bem. Um Conselho de Investigação de Acidentes foi constituído para apurar as causas do acidente.