A Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO – Defence Research and Development Organisation) responsável pelo desenvolvimento da área de defesa do governo indiano, confirmou ontem, em Nova Deli – Índia, que seu novo mísseis anti-radiação foi testado com sucesso em voo.
O RUDRAM-1, também designado pelo DRDO como new generation anti-radiation missile (NGARM), foi disparado por um Sukhoi Su-30MKI da Força Aérea da Índia (Indian Air Force – IAF) no dia de ontem, 9 de outubro, em um alvo emissor de radiação, localizado na Ilha Wheeler, na costa de Odisha, o qual atingiu com precisão.
O RUDRAM-1 é o primeiro míssil anti-radiação fabricado do país pela DRDO, sendo destinado a IAF, que primariamente, irá empregar ele nas aeronaves Su-30MKI para missões de supressão de defesas (SEAD – Suppression of Enemy Air Defenses). O RUDRAM-1 possui navegação INS/GPS com cabeça equipada com homing passivo na fase final do ataque. O no modo passivo de homing ele pode detectar, classificar e engajar alvos em uma ampla faixa de frequências ou em uma específica, conforme for programado antes da decolagem.
Pesando 140 kg, ele mede 5,5 m e navega a Mach 2, podendo atingir alvos na faixa de 100 a 250 km. No futuro a IAF deve integrar o RUDRAM-1 a outros vetores, entre eles, o Mirage 2000, SEPECAT Jaguar e HAL Tejas.
Vídeo publicado na mídia indiana no caso a IndianExpressOnline, produzido pelo DRDO e IAF.