Militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica prosseguem o adestramento para o emprego de helicópteros em embarcações da Força Marítima. A atividade acontece entre os dias 5 e 9 de outubro, no Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico (A140), que se encontra fundeado no litoral sul do Rio de Janeiro. Cerca de 60 homens especializados em Operações Especiais participam do adestramento. O objetivo da missão é aprimorar o emprego conjunto e a interoperabilidade das Forças Armadas.
No dia 6 de outubro, helicópteros HM-4 Jaguar do Exército, H-36 Caracal da Força Aérea e UH-15 Pégasus da Marinha, realizaram operações de pousos e decolagens simultâneos no convoo do PHM Atlântico. Nessa fase do exercício, os militares treinaram a “Qualificação de Pouso a Bordo”, que capacita os pilotos para aterrissarem as aeronaves no convés de voo e os qualifica como instrutores.
As manobras envolvem missões de treinamento das Tropas de Operações Especiais das três Forças, que a partir do PHM Atlântico são transportadas pelos helicópteros para o Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia (CADIM), onde realizam infiltrações por fast rope e realizam pista de tiro, além de tiro de aeronave e tiro de caçador na aeronave. Os exercícios compõem a fase prática do Adestramento Conjunto de emprego de helicópteros para infiltração e retirada de tropas de Operações Especiais.
Na manhã de 7 de outubro, o Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA), embarcou no PHM Atlântico e recebeu um briefing sobre as principais atividades do adestramento conjunto, além de conhecer as instalações do navio.
@FFO