Em 07 de setembro, a Defesa Aérea do Paraguay interrompeu um voo clandestino de uma aeronave boliviana, que invadiu o espaço aéreo do país com carga ilícita.
O Cessna T210L Turbo Centurion, matrícula CP-2660 (c/n 21060136), fabricado em 1973, começou a ser monitorado a partir da região de Concepción, ao norte de Assunção. Imediatamente, aeronaves de caça AT-27 Tucano, do 3er Escuadron de Caza, do Grupo Aerotáctico (GAT), da Fuerza Aérea Paraguaya (FAP), foram acionados para interceptar o voo clandestino. Simultaneamente, os militares paraguaios avisaram o Sistema de Defesa Aérea do Brasil sobre a aeronave em voo ilícito.
Após algum tempo voando em direção à região leste do país, tentando despistar os Tucanos da FAP, o piloto do Centurion boliviano acatou as orientações e pousou em uma plantação de soja, no distrito de Yguazu, Alto Paraná. Logo após o pouso, agentes especiais da SENAD – Secretaria Antidrogas Paraguaia, chegaram junto e conseguiram prender o piloto de nacionalidade boliviana, antes que ele incendiasse o avião e a sua carga de 400 kg de cocaína, divididas em 13 pacotes.
Segundo o Site Scramble, atualmente cinco AT-27 Tucanos estão ativos na FAP, todos no 3er Escuadron de Caza, do Grupo Aerotáctico (GAT), sediados no Aeroporto Internacional de Assunção.
Matrícula | c/n | Data de chegada na FAP | Matrícula anterior |
1051 | 312330 | 29 de dezembro de 1987 | PT-ZVH |
1052 | 312333 | 29 de dezembro de 1987 | PT-ZVN |
1053 | 312334 | 29 de dezembro de 1987 | PT-ZVO |
1058 | 312058 | 29 de dezembro de 2010 | FAB 1344 |
1059 | 312061 | 29 de dezembro de 2010 | FAB 1347 |
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