A Força Aérea Brasileia (FAB) terá, a partir de 25 de novembro de 2020, sua primeira Oficial General. Em reunião do Alto-Comando da Aeronáutica, realizada neste dia 7 de outubro de 2020 em Brasília, foram escolhidos cinco oficiais para galgar ao Generalato, sendo três aviadores para o posto de Tenente-Brigadeiro do Ar e dois médicos para o posto de Brigadeiro Médico. Entre os escolhidos está a atual Diretora do Hospital Central da Aeronáutica (HCA) a Coronel-Médica (Cel-Me) Carla Lyrio Martins, que assim, será a primeira Oficial General da FAB.
Cel-Med Carla Lyrio já havia sido a primeira mulher a comandar uma unidade da FAB, ao assumir em janeiro de 2016, a Casa Gerontológica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG), localizada na Ilha do Governador/RJ. Em 22 de abril de 2020 ela assumiu a direção do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), também na Ilha do Governador. Com a promoção, é natural e provável que a primeira Oficial Geral da FAB deva trabalhar na Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), igualmente localizada na Ilha do Governador.
A Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins ingressou na Força Aérea em 1990 servindo inicialmente no 1º/10º GAV, da Base Aérea de Santa Maria, como médica de esquadrão. Ela é especialista em Medicina Aeroespacial, Hematologia e Hemoterapia, e possui Pós-Graduação em Vigilância Sanitária e Epidemiológica e em Desenvolvimento Gerencial na Gestão de Serviços de Saúde.
Também integrou o corpo clínico do Esquadrão de Saúde da Academia da Força Aérea (AFA), da Base Aérea de Fortaleza, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG). A médica, que já chefiou o Serviço de Hemoterapia, a Comissão de Infecção Hospitalar, o Serviço de Hematologia e a Divisão Médica do HFAG, nasceu em Belo Horizonte/MG, é casada com o Coronel Aviador João Pedro Martins e possui dois filhos, Bruna e João Pedro.
Parabéns, sucesso e que seu exemplo inspire outras mulheres a chegar ao topo da carreira militar.