O escritório de Planejamento e Experimentação Estratégico de Desenvolvimento da USAF (SDPE – Strategic Development Planning and Experimentation), demonstrou com sucesso a capacidade de lançamento experimental de Armas Paletizadas, durante o exercício ABMS Onramp #2 (Advanced Battle Management Family of Systems) da USAF.
Um C-17 realizou em 30 de setembro, lançamentos de mísseis AGM-158 JASSM (Joint Air-to-Surface Standoff Missile), com a finalidade de testar e demonstrar – com sucesso – a capacidade de utilização de aeronaves de grande porte, atuando diretamente em cenários de combate. Os testes foram conduzidos pela 412th Test Wing, em coordenação com o Air Mobility Command, e onde foram lançados de munições paletizadas simuladas.
“A capacidade de lançamento de armamentos a partir de várias aeronaves de transporte simultaneamente, em um ataque realizado com o sistema paletizado roll-on/roll-off, poderão ser uma alternativa de combate em massa para a Força Aérea”, disse o Dr. Dean Evans, Gerente do Programa SDPE. “A demonstração bem-sucedida representa um passo fundamental na Campanha de Experimentação de Munições Paletizadas da SDPE, que determinará se este conceito de lançamento é viável e se fornece uma vantagem competitiva para o combatente.”
O SDPE faz parte do Laboratório de Pesquisa da USAF, e é responsável por projetar, desenvolver e testar novos experimentos que possam contribuir com melhorias e capacidade da força aérea.
A iniciativa ABMS da USAF está construindo a “internet das coisas militares” para conectar sensores as decisões de combatentes. Os exercícios conjuntos de Onramp, são os principais mecanismos para experimentar, demonstrar, testar e avaliar os novos recursos de forma integrada em um cenário operacional complexo. Com base em dados de teste reais e feedback de combatentes, esses recursos podem aprimorados. O ABMS Onramp # 2 foi co-patrocinado pelo United States Space Command e United States Northern Command.
O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL – Air Force Research Laboratory) é o principal centro de pesquisa e desenvolvimento científico do Departamento da Força Aérea. O AFRL desempenha um papel integral na liderança de projetos, desenvolvimento e integração de novas tecnologias de combate.
@FFO