O Ministro da Defesa da Colômbia, Sr. Carlos Holmes Trujillo, anunciou nesta segunda-feira (5/10) a criação do Comando Contra o Narcotráfico e Ameaças Transnacionais. Esta nova unidade do Exército Nacional será comandada por um general e tem como objetivo multiplicar as operações contra o narcotráfico no território nacional.
“Esta unidade busca concentrar esforços no desmantelamento de todos os elos da cadeia do narcotráfico e das economias ilícitas que deles derivam”, disse o Ministro da Defesa.
A nova unidade incluirá a Brigada contra o Tráfico de Drogas (BRAGNA – Brigada contra el Narcotráfico), a Brigada Contra a Mineração Ilegal (BRCMI – Brigada Contra la Minería Ilegal ) e contará com o apoio de um Batalhão de Inteligência contra o Tráfico de Drogas. Suas funções incluirão a coordenação de operações de interdição, operações especiais contra o narcotráfico e segurança para a erradicação de plantações ilícitas, operações contra ações de grupos dedicados ao tráfico de drogas e suas economias ilícitas.
Para cumprir esta atribuição o Comando contarão narcotráfico terá apoio e suprimento vindo dos EUA e irá contar com forte colaboração das unidades de helicópteros da Força Aérea e do Exército Colombiano.
@CAS