O Governos das Filipinas fechou com o Governo da Coreia do Sul a doação de 21 helicópteros Bell UH-1H Huey. A informação foi dada durante o 58º aniversário da 205th Tactical Helicopter Wing (205THW), celebrado no dia 22 de setembro, pelo comandanta da Philippine Air Force (PhAF).
O processo de doação à PhAF se tornou possível após a aposentadoria da frota de Huey do Republic of Korea Army (Exército da República da Coreia) feita no dia 21 de julho de 2020 no 12th Aviation Group, que foram substituídos pelo KAI KUH-1 Surion.
Segundo os dois governos os Hueys serão doados no estado em que se encontram, no entanto, o custo para cobrir as despesas de transporte ficará a cargo das Filipinas, que ainda precisa obter o aval – famoso end user, dos Estados Unidos, que deve decidir isto este mês de outubro. Em novembro de 2020, os 21 UH-1H oferecidos às Filipinas serão inspecionados na Coreia prevendo sua preparação para entrega.
Além dos Huey sul-coreanos, a PhAF via revitalizar nove UH-1D/Hs que estão armazenados em 2021. Os 21 UH-1H serão alocados na 205th THW que hoje possui três Esquadrões de Helicópteros Táticos (THS – Tactical Helicopter Squadrons) que operam o UH-1D e o UH-1H. São eles:
206th THS Hornets – Base Aérea de Edwin Andrews (Zamboanga);
207th THS Stingers – Manila/Ninoy Aquino International;
208th THS Daggers – Base Aérea Mactan-Benito Ebuen.
@CAS