O Naval Air Systems Command (NAVAIR) divulgou em 1º de outubro de 2020 que ativou o Unmanned Carrier Launched Multi-Role Squadron 10 (VUQ-10), o primeiro esquadrão da Marinha dos Estados Unidos (USN – United States Navy) equipado com os Boeing MQ-25 Stingray, que quando em terra será sediado na NAS Ventura Country em Point Magu (CA). O documento foi encaminhado (cópia abaixo) em 20 de agosto pelo Chefe de operações Navais. A unidade, que será o primeiro esquadrão multifuncional equipado com uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) embarcada em porta-aviões, irá iniciar suas operações em 2021. A capacidade operacional inicial (IOC) é esperada para 2024.
O VUQ-10, que faz parte da Frota do Pacífico da USN, está subordinado a Ala de Logística de Comando e Controle Aerotransportado (ACCLOG-WING – Airborne Command & Control Logistics Wing), que também comanda a atual frota de aeronaves E-2 Hawkeyes e C-2 Greyhounds.
Os primeiros MQ-25 serão usados para treinamento, como parte do Time de Integração da Frota (FIT – Fleet Integration Team). O FIT, responsável por táticas, técnicas e procedimentos (TTP – Tactics, Techniques, and Procedures), acabará por entregar seus conhecimentos ao FRS (Fleet Replacement Squadron), ou seja, ao VUO-10.
Espera-se que mais alguns esquadrões MQ-25 sejam estabelecidos, formando destacamentos que serão atribuídos as Carrier Air Wing (CVW). A Marinha dos EUA planeja comprar 72 Stingrays, no valor de US$ 13 bilhões, que inicialmente fornecerão reabastecimento aéreo para a CVW, empregando sistemas de REVO dois Cobhan 31-300 Series Buddy Store. Além de reabastecimento, o MQ-25 também deverá cumprir outras missões como ISR e no futuro até missões de ataque.
@CAS