Os caças Dassault Rafale B/C da Armée de l’Air et de l’Espace (Força Aérea e Espacial Francesa), estão recebendo o novo pod multifuncional de reconhecimento tático e identificação de alvos, Thales TALIOS (TArgeting Long-range Identification Optronic System – Sistema Eletrônico de Identificação de Alvos à Longa Distância).
A primeira fase operacional do TALIOS deverá estar funcional nas unidades francesas neste mês, e a sua implantação em cenários de combates nos próximos meses, talvez na Operação Barkhane, campanha francesa contra insurgentes islâmicos no Sahel da África.
O novo TALIOS oferece recursos ampliados quando comparado ao seu antecessor, Damocles. O TALIOS tem uma composição óptica muito mais aprimorada e de grande precisão, um sistema de geolocalização de objetivos aprimorado, capacidade de rastreio de alvos móveis, realidade aumentada, possibilidade de adicionar marcadores ao cenário e um sistema infravermelho.
O TALIOS combina as capacidades de direcionamento e reconhecimento tático em um único pod, com imagens coloridas de alta qualidade e recursos disruptivos, como o Permanent Vision incorporado ao sistema de AI – Inteligência Artificial, para fornecer aos pilotos de combate e para as forças terrestres, consciência situacional confiável em tempo real.
Com sua arquitetura aberta, o pod TALIOS foi projetado como um sistema “plug & fight” para todos os caças existentes e futuros. Funções adicionais podem ser incorporadas de acordo com as necessidades futuras das forças armadas, que estão sempre em evolução.
O novo pod TALIOS foi testado em voo pela primeira vez em 2016, e dois anos após foi qualificado pela Agência de Compras de Defesa da França (DGA), para implantação na frota de aeronaves Dassault Rafale.
@FFO