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EUA autoriza Suíça a comprar F/A-18E/F e F-35A

2 de outubro de 2020
F-35A e F/A-18E são candidatos ao Air 2030 (Foto: USAF).

O Departamento de Estado dos Estados Unidos (US DoD) autorizou preventivamente o Governo da Suíça a comprar aeronaves Lockheed Martin F-35A Lightning II e Boeing F/A-18E/F Super Hornet. O anúncio foi feito três dias depois de uma votação pública aprovar por margem mínima o plano do Governo Suíço de avançar com as negociações para a compra de um lote de novos caças para a Força Aérea Suíça (Shweizer Luftwaffe). O projeto – Air 2030, prevê adquirir de 36 a 40 aeronaves ao custo de US$ 6,49 bilhões para substituir os F/A-18C/D e F-5E/F da Shweizer Luftwaffe.

O Air 2030 vai substituir os F-5E/F e os F/A-18C/D da Shweizer Luftwaffe num contrato de US$ 6,49 bilhões (Foto: Shweizer Luftwaffe).

Os dois pacotes foram publicados no site da Defense Security Cooperation Agency (DSCA). O DSCA envia as notificações formais do US DoD ao Congresso Americano, para que o estado aprove ou não de acordo com a política de venda de armas do EUA.

Tanto o Super Hornet quanto o F-35 são candidatos ao Air 2030 e o que o US DoD fez através da DSCA foi atender um pedido da indústria de não só agilizar um possível venda, mas dizer que os Estados Unidos aprovam a venda ao país europeu. Os caças americanos competem com os europeus Eurofighter Typhoon e Dassault Rafale, que para alguns analistas levam vantagem por uma pressão local para a Suíça valorizar o produto local, especialmente em tempos de crise econômica provocada pela pandemia de COVID-19. As propostas finais dos quatro fabricantes devem ser entregues até o dia 18 de novembro. A decisão final sai até julho de 2021.

Lockheed Martin F-35A Lightning II (Foto: USAF).

Porém a aprovação, não é um trunfo de venda. O pacote F-35 vem com um preço estimado de US$ 6,58 bilhões, enquanto o pacote F/A-18E/F tem um preço de US$ 7,452 bilhões, isto é mais caro ainda. Em ambos os valores totais, se efetivamente representarem números finais com todos os adereços contratuais de suporte e logística (as notificações da DSCA freqüentemente não incluem isto), excedem o orçamento de US$ 6,5 bilhões aprovado para o programa.

Boeing F/A-18F Super Hornet (Foto: Boeing).

Como a aprovação popular foi ganha no limite da maioria simples (SIM 50,14% NÃO 49,86%), um eventual aumento de gastos ou redução de unidades adquiridas poderá por o projeto em cheque, uma vez que a oposição ao governo já ameaça questionar a decisão, pelo simples quesito de ter sido um “empate técnico”.

@CAS

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