O US Marine Corps divulgou novas informações sobre a queda do seu F-35B Lightning II, após a colisão no ar com o KC-130J reabastecedor, no último dia 30 de setembro.
Segundo o porta-voz do Corpo de Fuzileiros Navais, o F-35B que caiu perto de Ocotillo Wells, Califórnia, era do Marine Fighter Attack Squadron (VMFA) 121 ‘Green Knights’, e o KC-130J que fez um pouso de emergência, pertence ao Marine Aerial Refueler Transport Squadron (VMGR) 352 “Raiders”.
O KC-130J e o F-35B estavam participando do curso 1-21 Weapons and Tactics Instructor (WTI), um treinamento de sete semanas organizado pelo Marine Aviation Weapons and Tactics Squadron One, que enfatiza a integração operacional da aviação do US Marine Corps em apoio à missões de Força-Tarefa da US Navy.
Após a colisão, o piloto do F-35B conseguiu ejetar da aeronave com segurança, enquanto o KC-130J pousou em emergência perto de Thermal, Califórnia. Conforme o Oficial o porta-voz do US Marine Corps, após passarem por avaliações médicas, todos os militares retornaram para as suas unidades.
Uma gravação on-line do site Live-ATC, revelam os contatos entre o piloto do KC-130J, código de chamada “Raider 50” e o Centro de Controle de Los Angeles, LA Center, momentos após a colisão. No áudio, o piloto do KC-130J deixa clara a gravidade da situação, informando que “perdeu” dois motores após colidir com o F-35B.
A transcrição da gravação, em inglês e português:
“LA Center, LA Center, Raider 50 declare an emergency. Mid-air collision with VOLT-93 (Código do F-35B). We have two engines out. We’re leaking fuel and might be on fire and an emergency descent at this time. Raider 50,” the KC-130J pilot says in the recording.
“LA Center, LA Center, Raider 50 declara emergência. Colisão no ar com o VOLT-93 (Código do F-35B). Perdemos dois motores. Estamos com vazamento de combustível e podemos estar pegando fogo, e estamos fazendo uma descida de emergência neste momento. Raider 50 ”.
Momentos após esta transmissão, o piloto informa ao controlador que tinha “controle parcial da aeronave”, sendo esta a sua última informação antes de pousar.
Outra gravação apresenta um trecho do contato entre o Centro de Controle de Los Angeles o piloto do voo American Airlines 237, que relatou a cena do local onde caiu o F-35B:
“We’re going to report that there was some sort of flares — some sort of pyrotechnic device — at our two o’clock position, less than ten nautical miles, maybe five miles away, at an altitude of probably 25,000 feet”.
“Vamos relatar que houve algum tipo de sinalizador – algum tipo de dispositivo pirotécnico – em nossa posição às duas horas, a menos de dez milhas náuticas, talvez cinco milhas de distância, a uma altitude de provavelmente 25.000 pés,” o piloto diz.
O piloto da American Airlines disse que também pôde ver uma “nuvem” de fumaça no solo, provavelmente de onde o F-35B caiu.
Um vídeo gravado por uma testemunha, e divulgado nas redes sociais, mostra o caça F-35B caindo e explodindo no deserto.
F-35B Crashing Ground After Mid-Air Collision With KC-130J
Originally tweeted by vlad vlad (@vladwlad777) on 30 de September de 2020.
@FFO