Em breve a 412th Test Wing/419th Flight Test Squadron sediada em Edwards AFB, irá receber o Northrop Grumman B-2A Spirit USAF AF 93-1087 – batizado de “ Spirit of Pennsylvania” . A unidade de testes em voo recebeu a ordem de incorporar um B-2 em junho de 2020, para fomentar a integração de melhorias à frota de Spirit da USAF. Espera-se que seu primeiro exemplar chegue até novembro deste ano.
O “ Spirit of Pennsylvania ” começou sua jornada para Edwards em 2017, quando a aeronave retornou para sua casa – Unites States Air Force Plant 42 in Palmdale, California (CA), local onde foi originalmente construída, para passar por manutenção programada de depósito (PDM – Programmed Depot Maintenance) e ser convertida em aeronave de testes pela Northrop Grumman.
“O ciclo PDM B-2 é uma revisão de ponta a ponta que garante que cada B-2 esteja pronto para servir às necessidades da Força Aérea dos Estados Unidos”, disse Benjamin Davies, vice-presidente e gerente do programa B-2 da Northrop Grumman Sistemas Aeronáuticos. “Nossa equipe dedicou incontáveis horas ao Spirit of Pennsylvania e estamos entusiasmados em entregá-lo aos nossos parceiros na Edwards AFB, onde apoiará sua missão de teste nos próximos anos.”
Os bombardeiros Stealth B-2 passam por PDM a cada nove anos, sendo este o terceiro ciclo de PDM do AF 93-1087. Durante seu PDM, a aeronave recebeu uma restauração completa de sua fuselagem e passou por exaustivas inspeções de todos os sistemas elétricos e mecânicos. Uma grande parte do trabalho realizada pela Northrop Grumman foi a restauração do Low Observable System da aeronave, que incluiu a remoção completa e reaplicação do material e pintura que absorvem as ondas de radar.
A histórica Plant 42 é o local onde todos os 21 B-2A da USAF foram construídos e fizeram eu primeiro voo inaugural, sendo o primeiro deles feito há mais de 30 anos, em 17 de julho de 1989. É também na Plant 42 que todos eles realizam serviços PDM feitos pela Northrop Grumman.
Após seu PDM de três anos, o USAF AF 93-1087 será designado ao 412th TW/419th FTS, como membro da Global Power Combined Test Force onde será a nova plataforma de ensaios para a frota de B-2A. Além do B-2, o Global Power CTF utiliza os dois outros bombardeiros da USAF: o B-1B Lancer e o B-52H Stratofortress. A CTF é a organização líder em atualizações de aviônicos, mecânica, de armas e de guerra eletrônica para a frota de bombardeiros.