Em 23 de setembro, o Exército da Guatemala informou que o jato executivo Beechcraft Hawker 800, matrícula XB-PYZ (c/n 258018), caiu enquanto tentava pousar em uma pista clandestina em uma área montanhosa, na região norte do país. O avião, havia sido roubado no dia anterior no México, de onde voou para a Venezuela clandestinamente.
Na floresta onde foram localizados os destroços da aeronave, no departamento de Alta Verapaz, foram encontrados os corpos de dois tripulantes, não identificados, três pacotes de cocaína de aproximadamente um quilo cada e armas.
O Hawker XB-PYZ havia sido roubado na manhã anterior, de um hangar no Aeroporto Internacional Mariano Matamoros – Cuernavaca (MMCB), Município de Temixco, Estado de Morelos, no México. Decolou, sem plano de voo, às 10h25 local (17h25 UTC), com destino ao Aeroporto Internacional de La Chinita (SVCM), capital do Estado de Zulia, na Venezuela, onde pousou aproximadamente as 16h00 locais (20h00 UTC). Segundo fontes do Exército Guatemalteco, que rastrearam os voos clandestinos, a aeronave permaneceu pouco mais de uma hora e meia em solo venezuelano, tendo decolado aproximadamente as 17h50 locais (21h50 UTC) no rumo norte, até a Guatemala, onde caiu.
Autoridades federais mexicanas reconheceram o roubo da aeronave em seu território. O Secretário de Governo de Morelos, Pablo Ojeda, informou em entrevista na manha de terça-feira (22), que três indivíduos entraram nas instalações do aeroporto de Cuernavaca (Matamoros), dois deles identificados como mecânicos de aeronave, e que realizariam um voo de teste no Hawker 800. Segundo Ojeda, logo após o abastecimento do avião, que foi pago com cartão de crédito, os dois supostos mecânicos embarcaram no avião e decolaram sem autorização. Os proprietários do jato, até então, não haviam comunicado o roubo para as autoridades.
Tanto o Ministério das Comunicações e Transportes do México (SCT), quanto a Procuradoria Geral da República (FGR), confirmaram o registro e o modelo da aeronave roubada, e informaram a Reuters que iniciaram investigações para encontrar os responsáveis por este crime.
Originally tweeted by RBCNoticiasGT?? (@RBCNoticiasGT) on 23 de September de 2020.
Dois cadáveres, armas e possível cocaína informa o Ejercito Guatemala que se localizou em um jato de drogas que caiu esta manhã na vila de Santa Marta Salinas. Agora eles esperam que o MP Guatemala processe a cena.
#Guatemala • O Exército informa que o “narcojet” Hawker 800, matrícula branca XB-PYZ, decolou do aeroporto Mariano Matamoros em Cuernavaca, Morelos – México, sem autorização ou plano de voo para o aeroporto do estado de Zulia – Venezuela. Logo estava na Guatemala, onde se acidentou.
#Guatemala • O MP da Guatemala relata que processa a cena da queda de um narcojet que, segundo autoridades mexicanas, foi roubado de um aeroporto de Morelos e depois viajou para a Venezuela. Ao retornar, ele bateu em uma pista clandestina que fica na orla de Chisec, Alta Verapaz e Ixcán, Quiché
#AltaVerapaz • Na ausência de evidências científicas, o MP da Guatemala diz que encontrou na cena de um “narcojet” roubado em Morelos – México, mais 2 corpos. Eles presumem, por comparação de fotos, que se possa tratar de Jeankarlo Meneses, que fugiu em janeiro de 2019 da prisão de Mariscal Zavala.
@FFO