Duas aeronaves da US Navy (USN) se envolveram em um acidente, na tarde desta terça-feira (29/SET). O incidente ocorreu durante uma operação de reabastecimento em voo (REVO), entre um F-35B Lightning II e um KC-130J Super Hercules.
Segundo a nota oficial da USN, o caça F-35B colidiu contra o KC-130J, durante manobra de REVO, resultando na ejeção com segurança do piloto do caça, que ficou completamente destruído ao cair em Imperial County. O KC-130J BuNo 166765, da VMGR-352, conseguiu realizar um pouso de emergência em um terrenos agrícola na região de Thermal, sem nenhum ferido entre os oito tripulantes. Todos tripulantes foram resgatados por helicópteros Blackhawk.
A imagem do KC-130J pousado, mostra os trens recolhidos, o motor 1 (extrema esquerda), sem duas pás de hélices e as quatro restantes tortas, o motor 4 (extrema direta) sem nenhuma pá de hélice e aparentando estar destruído, o motor 3 (próximo a fuselagem na esquerda), sem hélices aparentes e ainda é possível observar combustível vazando pela asa.
Nota Oficial da US Navy:
MARINE CORPS AIR STATION YUMA, Arizona (29 de setembro de 2020) – Por volta de 1600, foi relatado que um F-35B fez contato com um KC-130J durante uma evolução de reabastecimento ar-ar, resultando na queda do F-35B. O piloto do F-35B foi ejetado com sucesso e está sendo tratado.
O KC-130J está no convés nas proximidades do Aeroporto Termal. Todos os membros da tripulação do KC-130J foram declarados seguros.
A causa oficial do acidente está atualmente sob investigação. As atualizações serão fornecidas assim que as informações estiverem disponíveis.
UPDATE:
Oficiais militares confirmam que um caça caiu perto de Salton City durante o reabastecimento ar-ar, fazendo com que outra aeronave militar fizesse um pouso de emergência em térmica. @JakeKESQ terá o último hoje à noite às 22h e 23h.
Details:
Originally tweeted by KESQ News Channel 3 (@KESQ) on 30 de September de 2020.
@FFO