A General Atomics – Aeronautical Systems Inc (GA-ASI) anunciou que no último dia 25 de setembro, ocorreu o primeiro voo do Protector RG Mk1, a versão desenvolvida para a Royal Air Force (RAF) da aeronave pilotada remotamente (RPAS – Remotely Piloted Aircraft System), MQ-9B SkyGuardian.
O Protector RG Mk1 substituirá a atual frota de MQ-9A Reapers da RAF, e é considerado um grande salto tecnológico diante da versão anterior. A aeronave será capaz de voar para qualquer lugar do mundo, sendo operada por pessoal localizado em sua base RAF Waddington, em Lincolnshire. O Governo do Reino Unido planeja adquirir 16 exemplares do novo Protector Mk1, que entrarão em serviço em meados de 2023.
O ministro da Defesa do UK, Jeremy Quin, saudou o fato, dizendo que:
“O voo inaugural do primeiro Protector do Reino Unido é uma etapa muito bem-vinda no desenvolvimento da nossa frota inovadora. Com maior autonomia, capacidade ISR, capacidade de armas e melhor resistência às intempéries, o Protector desempenhará um papel vital de inteligência e dissuasão no combate a ameaças futuras.”
Este primeiro exemplar, chamado UK1, será usado pelo Ministério da Defesa do Reino Unido (MOD UK), USAF e GA-ASI nos testes de certificação e homologação. Após a primeira fase de testes, o UK1 será entregue ao MOD UK, que manterá o UAV nos Estados Unidos para completar o programa de testes e avaliações.
O Protector será utilziado em uma ampla variedade de operações de Inteligência, Vigilância, Alvo e Reconhecimento (ISTAR), onde sua capacidade de voar continuamente por até 40 horas oferece à RAF capacidade armada ISTAR amplamente melhorada.
O Protector terá de cumprir os rigorosos padrões de certificação de segurança da OTAN e do Reino Unido, o que significa que poderá operar no espaço aéreo civil. Essa certificação permitirá que o Skyguardian efetue missões de patrulha de fronteira, detecção e combate a incêndios, patrulha marítima e monitoramento de recursos. A GA-ASI planeja vender os MQ-9Bs para os países membros da OTAN, e até o momento apenas a Bélgica adquiriu quatro unidades.
“Visto que foi projetado para voar em um espaço aéreo civil não segregado, o Protetor será capaz de responder com rapidez e flexibilidade, realizando diversos tipos de missões seja no campo militar ou civil, incluindo busca e resgate”, disse o Capitão do Grupo Shaun Gee, o diretor de inteligência aérea, vigilância, aquisição de alvos e programas de reconhecimento da RAF.
Uma variante de patrulha marítima, chamada SeaGuardian, será equipada com radar marítimo de 360° multimodo, e poderá ser equipado com sonobóias. Foram construídos três protótipos do Protector para acelerar o programa de testes de vôo.
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