A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA–ASI) confirmou em setembro de 2020 que conduziu testes de transporte inerte (sem lançamento) de seu mais novo produto, o Sparrowhawk, um novo pequeno drone que poderá ser lançado e recuperado em voo. A empresa diz que Sparrowhawk é um demonstrador de conceito que foi desenvolvido especificamente para trabalhar com outras aeronaves não tripuladas maiores, como o MQ-9 Reaper e o MQ-1C Gray Eagle, ampliando as capacidades destas, e gerando novas possibilidades de emprego.
Os testes com o Sparrowhawk, que foi transportado no pilone da asa de um MQ-9, mas não foi lançado, ocorreram entre os dias 16 e 17 de setembro de 2020 na Califórnia – Estados Unidos. Esse tipo de teste é feito para coletar dados sobre como o sistema e a plataforma de lançamento lidam com o estresse deste tipo voo complexo.
O mini-drone apresenta uma grande asa principal que é alojada paralelamente à fuselagem principal antes do lançamento. Quando lançado a asa fica perpendicular a fuselagem, gerando assim sustentação. O drone também tem cauda em V e parece ter pelo menos uma entrada de ar para o sistema de propulsão do lado direito. Não está claro que tipo de motor alimenta o Sparrowhawk.
A arte conceitual do Sparrowhawk que a General Atomics postou no Twitter no início de setembro mostrou uma configuração semelhante, mas com dois fans na parte traseira da fuselagem. Provavelmente por se tratar de um ensaio inerte, o modelo do Sparrowhawk usado nos ensaios de setembro não estava com os dois motores instalados. A empresa disse que o pequeno drone oferecerá uma assinatura acústica e radar reduzida, ser comparado com o MQ-9.
@CAS