Um monomotor An-2 da Aviação Naval das Forças Armadas da Ucrânia, foi enviado para revisão de grande porte na empresa OOO Viaz (Vinnitsa Aviation Plant, LLC), em Vinnitsa, Ucrânia, única homologada na manutenção deste modelo no país. O contrato, no valor de US$150 mil, foi assinado em março deste ano e aprovado pela Câmara de Comércio e Indústria de Vinnitsa.
O An-2T 07 Yellow (c/n 1G6323), único exemplar na Aviação Naval Ucraniana, era operado para treinamentos pela 10ª Brigada de Aviação Naval (10 mabr), em Saki. Apesar da idade avançada, o An-2 era bastante usado no lançamento de paraquedistas das forças especiais e cadetes em treinamento, principalmente pelo baixo custo da hora de voo, cerca de um quinto do valor da hora dos helicópteros Mi-8 ou Mi-14PL.
A Aviação Naval teria recebido o An-2R civil, matricula UR-40308, apreendido no Aeroporto de Rivne, por estar envolvido em voos ilegais transportando ilícitos (cigarros) para a Polônia. Consta que um cidadão adquiriu a aeronave em leilão e doou para a 10 mabr, e que enviaria para revisão em Vinnitsa no ano que vem.
A aviação naval da Marinha ucraniana também recebeu recentemente dois aviões de transporte An-26, um dos quais chegou à State Enterprise “Plant 410 CA” para revisão e modernização.
@FFO