No último dia 15 de setembro, o 22º Esquadrão de Helicópteros de Combate no Mar (HSC-22 – Helicopter Sea Combat Squadron) da US Navy (USN) recebeu na Estação Naval de Norfolk, o seu primeiro Northrop Grumman MQ-8C Fire Scout, um veículo aéreo não tripulado de média altitude (UAV – Unmanned Aerial vehicle).
Com a chegada desta nova aeronave, o HSC-22 se torna o primeiro esquadrão naval da Costa Leste a operar os três sistemas simultaneamente: o helicóptero Sikorsky MH-60S Knighthawk, o MQ-8B e o MQ-8C. A versão “Chalie” combina as características do “Bravo” e do MH-60S, ampliando a capacidade da USN de realizar reconhecimento de alvos hostis de superfície.
Nesta quinta-feira (23/09), a porta-voz da USN, Comandante Jennifer Cragg, disse que o HSC-22 receberá cinco aeronaves MQ-8C até março de 2021, e que a US Navy pretende equiparar todos os esquadrões de helicópteros de combate naval com as versões MQ-8B e MQ-8C. A Comandante Cragg completou informando que a versão MQ-8B será modificado para realizar missões de contramedidas aerotransportada anti-minas.
Segundo o comandante Matthew Wright, oficial comandante do HSC-22, o MQ-8 “Charlie”, é 30% mais rápido, é maior, tem o dobro da autonomia da versão e transporta uma carga util três vez superior à versão “Bravo”.
Projetado a partir da fuselagem dos helicópteros Bell 407, o UAV Northrop Grumman MQ-8C foi desenvolvido especificamente para US Navy, onde atuará em missões de reconhecimento aéreo e apoio às operações terrestres a marítimas. O seu primeiro voo ocorreu em Outubro de 2013 e foi o primeiro helicóptero não tripulado a pousar em convés de navio.
@FFO