O primeiro A-29 Super Tucano da Força Aérea Nigeriana (NAF), chegou no último dia 03 de setembro à Moody Air Force Base da USAF, na Geórgia, onde os pilotos e técnicos receberão treinamento, até que as aeronaves sejam entregues no próximo ano.
O 81st Fighter Squadron é a unidade da USAF que realizará o treinamento dos pilotos e mecânicos de Super Tucano da Força Aérea Nigeriana, assim como fez para militares das forças aéreas do Brasil e do Afeganistão.
Aproximadamente 100 pessoas, entre novos funcionários e militares nigerianos, serão alocados na Moody AFB, para apoiar o treinamento e a operação das 12 aeronaves africanas. O programa irá treinar um quadro inicial de militares nigerianos que irão atuar no país como instrutores do novo equipamento adquirido pela NAF. A programação é que o treinamento esteja concluído no primeiro trimestre de 2021.
Em 28 de novembro de 2018, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) assinou um contrato de US$ 329 milhões com a Sierra Nevada Corporation para fabricar os 12 Super Tucanos destinados para a Força Aérea da Nigeria. O primeiro Super Tucano nigeriano voou em abril deste ano e as entregas estão programadas para o ano que vem.
@FFO