No último sábado (19), o Ministério da Defesa da Rússia anunciou uma nova quebra de recorde dos seus bombardeiros estratégicos supersônicos Tu-160, que realizaram um voo com mais de 25 horas de duração e 20 mil quilômetros percorridos, batendo a marca anterior de 24 horas e 24 minutos de voo, estabelecida em 09 de junho de 2010.
O voo recorde dos Tupolev Tu-160S, da 6950º Guarda Aérea (6950-я гвардейская авиационная база), começou e terminou na Base Aérea de Engels (UWSG), sede do Comando Estratégico da Aviação de Longo Alcance (верховного командования ВВС, Командование Дальней Авиации (ДА).
Sob os comandos do Major-General Oleg Pchela e do Tenente-Coronel Sergei Volkovitsky, cada aeronave estava com duas tripulações completas, e sobrevoaram o espaço aéreo internacional neutro da região central do Oceano Ártico, o Oceano Pacífico, os mares de Kara, Laptev, Siberian Oriental, Chukchi e Barents.
Nessas mais de 25 horas em voo, os “Blackjack” (código OTAN para os Tu-160), foram reabastecidos em voo três vezes, por seis aeronaves Ilyushin Il-78. Caças Su-35 russos acompanharam as aeronaves em algumas etapas da longa missão. O Ministério da Defesa em Moscou informou que aviões estrangeiros seguiram os Tu-160 em alguns momentos.
Por sua vez, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD), composto pelas forças aéreas Amerciana e Canadense, informou que no sábado as suas aeronaves F-22 Raptor foram acionadas em alerta para interceptar quatro aviões russos (2 Tu-160 e 2 Su-35), que entraram na Zona de Identificação de Defesa Aérea do Alasca (ADIZ), chegando a 50 milhas da Ilha de Nunavik. Além dos F-22, foram acionados um Boeing E-3 AWACS (Sistema de Controle e Alerta Aéreo Antecipado) e um reabastecedor KC-135.
O comunicado do Governo da Rússia encerra dizendo que o voo das suas aeronaves ocorreu em estrita conformidade com as Regras Internacionais de Uso do Espaço Aéreo, sobre espaço aéreo internacional.
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