

VÍDEO – Gripen demonstra capacidade ar-solo em campanha realizada em Natal (RN). A Saab Brasil e a Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram com sucesso a campanha de testes do F-39E Gripen utilizando armamentos ar-solo na Base Aérea de Natal (RN). Pela primeira vez, a aeronave lançou no Brasil uma bomba convencional de 925 kg e outra de 250 kg equipada com kit de guiagem a laser.
Os principais objetivos da campanha, batizada de Operação Thor pela Força Aérea Brasileira, foram: garantir a separação segura das bombas do caça; validar os parâmetros de precisão com o uso de bomba convencional; e empregar o designador de alvos a laser em conjunto com o armamento equipado com kit de guiagem.

“A campanha expande concretamente as capacidades ar-solo da Força Aérea Brasileira, reforçando a confiança no Gripen para uso em diferentes cenários de defesa operacional. Os resultados destacam a previsibilidade, segurança e capacidade operacional da aeronave”, afirmou Peter Dölling, Diretor Geral da Saab Brasil.
“O sucesso da campanha de testes comprova o avanço do Gripen E e ressalta o papel pioneiro do Brasil como a primeira nação a realizar o lançamento da bomba MK 84 e da bomba MK 82 equipada com kit de guiagem a laser a partir da aeronave. Os dados obtidos reforçam como o Gripen amplia de forma significativa a capacidade da Força Aérea Brasileira em operações de defesa aérea”, declarou Mikael Olsson, Chefe de Testes de Voo da Saab.
Detalhes da Operação
No total, foram realizados 11 voos, somando cerca de 15 horas, com configurações tanto simétricas (armamentos sob ambas as asas) quanto assimétricas (instalados em apenas um dos lados). Durante os voos, equipes de solo monitoraram os parâmetros da aeronave em tempo real via telemetria. Após o pouso, todos os dados foram coletados para análise detalhada.
Evolução do Gripen
Os testes realizados em Natal representam um passo concreto na evolução da defesa aérea brasileira e na preparação do Gripen para o emprego total em missões operacionais. A campanha se soma a outros marcos recentes do programa, como o uso do míssil de longo alcance Meteor, o reabastecimento em voo com o KC-390 Millennium e exercícios de tiro aéreo.
Fonte: Saab
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO