
Lockheed Martin delivered the first of five C-130J-30s to the Indonesian Air Force on Feb. 21, 2023. Lockheed Martin photo by Thinh D. Nguyen.

Problemas com novos sistemas de comunicação paralisam entregas de C-130J Super Hércules. Um problema encontrado durante o processo de integração de sistemas de comunicação atualizados, está represando a entrega de novos Lockheed Martin C-130J Super Hercules. O equipamento foi projetado para resolver o problema de obsolescência do atual sistema de comunicação dessas aeronaves de transporte.
“A USAF, em parceria a indústria, está trabalhando para resolver um problema técnico identificado durante a integração de um novo conjunto de comunicações na linha de produção do C-130J, que busca solucionar a obsolescência de componentes. Nossos engenheiros estão trabalhando em estreita colaboração com a Lockheed Martin para encontrar a solução”, afirmou um porta-voz da USAF.
Os engenheiros encontraram as incompatibilidades em alguns novos componentes, o que acabou atrasando o processo de integração dos sistemas e, em consequência, a linha de produção dos C-130J.
“Estamos finalizando a certificação do novo projeto junto aos nossos clientes. Planejamos retomar as entregas dos novos C-130J em breve. Projetamos entregar entre 16 e 24 aeronaves este ano”, disse o porta-voz da Lockheed à Revista Air Force & Space (AF&SM), salientando que a “produção das aeronaves nunca parou”.
A Aviation Week foi a primeira a noticiar a paralisação das entregas, afirmando que apenas dois C-130J seriam entregues em 2025. A fabricante não confirmou essa informação.
“As entregas de aeronaves estão temporariamente suspensas para garantir que cada C-130J atenda aos rigorosos padrões de segurança, desempenho e aeronavegabilidade exigidos antes que o governo dos EUA possa aceitá-las”, informou por e-mail um porta-voz da USAF. “As entregas de aeronaves serão retomadas assim que os testes e certificações necessários forem concluídos”, observou o militar.
A USAF e a Lockheed Martin não detalharam o cronograma de resolução do problema ou quantas aeronaves foram afetadas.
De acordo com o planejamento orçamentário da USAF divulgado em junho de 2025, a frota planejada de C-130J Super Hércules para o Ano-Fiscal 2026 (FY26) era de 179 aeronaves, um aumento de 11 aeronaves em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em 2020, a Lockheed Martin anunciou a assinatura de contrato de US$ 3 bilhões para fornecer 50 novos C-130J à USAF, ao Corpo de Fuzileiros Navais e à Guarda Costeira. As entregas estavam previstas para ocorrer entre 2021 e 2025.
Em 23 dezembro de 2025, o Pentágono, através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), anunciou uma alteração contratual de até US$ 20 bilhões, visando fornecer serviços e novas aeronaves C-130J para a Alemanha, Noruega, Filipinas, França, Nova Zelândia, Austrália e Egito.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO