

O piloto de um F-16 da 107ª Ala de Aviação da Força Aérea Ucraniana (UAF), utilizou o canhão interno do seu caça para abater um drone lançado pelas forças russas. O flagrante foi filmado por uma testemunha que divulgou o vídeo nas redes sociais.
No início da filmagem é possível ver o drone, aparentemente um Shahed 136, voando nivelado em baixa altura. Repentinamente, para surpresa de quem está filmado, o drone explode no ar após ser atingido por uma rajada de disparos do F-16 que estava na sua perseguição e aparece depois.
A rara filmagem demonstra na prática a capacidade obtida pelos pilotos da UAF, que se especializaram em abater drones inimigos com diversos tipos de aeronaves e munições. O emprego do canhão interno do veloz caça exige muita perícia por parte do piloto, devido ao pequeno tamanho do alvo perseguido e, principalmente, pela diferença de performance entre ambas aeronaves.
A UAF opera uma quantidade não divulgada de caças F-16AM/BM Fighting Falcon, recebidos de nações aliadas como a Dinamarca, Noruega e Holanda. Equipadas com um canhão rotativo Gatling M61A1 Vulcan de 20 mm e cerca de 500 cartuchos, essas aeronaves também podem transportar uma ampla gama de munições de precisão para combates aéreos, inclusive, contra drones.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO