

Os mísseis IRIS-T provam ser eficazes na Ucrânia, levando a Alemanha a adquirir mais unidades. Os mísseis IRIS-T SLM provam ser eficazes na Ucrânia, levando a Alemanha a aumentar as compras para suas aeronaves e sistemas de defesa aérea.
A empresa alemã Diehl Defence garantiu diversos contratos com o Federal Office of Bundeswehr Equipment, Information Technology and In-Service Support. Esses contratos abrangem a aquisição de mísseis de curto e médio alcance da família IRIS-T. Segundo comunicado da empresa, isso inclui variantes antiaéreas e ar-ar para aeronaves. Nenhum detalhe sobre o pedido foi divulgado, incluindo seu volume e custo total.

De modo geral, não é surpreendente que a Alemanha esteja encomendando seus próprios mísseis para aeronaves e sistemas de defesa aérea. A eficácia dessas armas foi comprovada na Ucrânia, onde são usadas ativamente para neutralizar ataques aéreos russos como parte dos sistemas de defesa aérea IRIS-T SLS (Infra Red Imaging System Tail Surface Launched Short) e IRIS-T SLM (Infra Red Imaging System Tail Surface Launched Medium).
Informações da empresa dão conta de que nenhum sistema IRIS-T foi perdido na Ucrânia. A Alemanha forneceu à Ucrânia entre 2022 e 2025 pelo menos 18 sistemas IRIS-T SLM e 12 IRIS-SLS fabricados pela Diehl Defense. A venda faz parte de um pacote de ajuda militar alemã para a luta contra a invasão russa.

Em geral, embora os sistemas de defesa aérea e as aeronaves sejam frequentemente contabilizados, a munição representa um problema muito maior e encontra-se em grave escassez. Portanto, sua aquisição é crucial para manter a capacidade de combate das forças armadas.
O míssil ar-ar Iris-T foi projetado para atingir alvos aéreos a uma distância de até 25 km. É compatível com a maioria dos caças modernos de 4ª e 4+ geração, incluindo o Eurofighter Typhoon, o KF-21 Boramae, o JAS 39 Gripen, entre outros. Já a variante antiaérea, o míssil Iris-T SLS, oferece capacidades de defesa aérea de curto alcance. O Iris-T SLM tem um alcance de até 60 km e uma altitude de engajamento de até 20 km.
O míssil Iris-T é atualmente operado por 23 países em diversas configurações ao redor do mundo. A demanda só aumenta, por isso a Diehl Defence está intensificando ativamente a produção desses mísseis, planejando inaugurar uma linha de produção com capacidade de 2.000 unidades por ano. A empresa também lidera um projeto europeu para o desenvolvimento de um novo míssil ar-ar de curto alcance .
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS