

Israel integrará seus próprios sistemas nos helicópteros CH-53K. O Ministério da Defesa de Israel assinou um acordo no valor aproximado de US$ 130 milhões com a empresa de defesa Elbit Systems para integrar seus sistemas de aviônica, comando e controle, guerra eletrônica e defesa antimíssil, nos futuros helicópteros de transporte pesado CH-53K.
O contrato, assinado pela Diretoria de Aquisições de Defesa do Ministério da Defesa de Israel no dia 5/02, abrange a integração de tecnologia israelense avançada em 12 helicópteros CH-53K que substituirão a frota obsoleta de helicópteros CH-53 “Yas’ur” da Israeli Air Force (IAF). Os helicópteros estão sendo adquiridos via FMS com os Estados Unidos e são fabricados pela unidade Sikorsky da Lockheed Martin em Connecticut.
Após a conclusão da montagem, as aeronaves serão transferidas para uma instalação especializada e uma linha de produção criada para adaptar os helicópteros de configuração americana aos requisitos operacionais definidos pela IAF.
O Ministro da Defesa, Israel Katz, afirmou que o acordo é um passo fundamental na preparação das forças armadas para os próximos anos. “Este acordo representa um marco significativo no fortalecimento das Forças de Defesa de Israel e na garantia da vantagem operacional da Força Aérea nos próximos anos”, declarou Katz. “A integração de sistemas israelenses de ponta no helicóptero de transporte pesado mais avançado do mundo garante que essas plataformas estejam totalmente adaptadas às necessidades de combate específicas de Israel.”
O Diretor-Geral do Ministério da Defesa de Israel, Major Amir Baram, afirmou que o programa CH-53K faz parte de um esforço de modernização mais amplo. “Os helicópteros CH-53K são um componente fundamental do programa plurianual de aquisição que o Ministério está conduzindo em conjunto com as Forças de Defesa de Israel (IDF) para esquadrões de caça, helicópteros, aeronaves de reabastecimento em voo e diversos armamentos que definirão a estrutura de forças da IDF para a próxima década e além”, disse Baram.
O CH-53K, conhecido no serviço israelense como “Pereh” (Zebra), é a versão mais recente da família de helicópteros de transporte pesado da Sikorsky. Ele oferece maior capacidade de carga útil, maior alcance e sistemas de voo digitais em comparação com as variantes anteriores, permitindo que opere em ambientes degradados e de alto risco.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS