

A Patrulla Aspa sobrevoará o Rio da Prata. A esquadrilha de acrobacias aéreas do Ejército del Aire y del Espacio (EdAE) fará um sobrevoo do rio da Prata, que divide o Uruguai e a Argentina.
Após encerrar sua apresentação em Montevidéu neste domingo (1/02), a Patrulla Aspa não vai embarcar seus helicópteros Airbus EC-120 Colibrí nos dois Airbus A-400M do EdAE, que os levaram ao Rio de Janeiro e, posteriormente, à capital uruguaia.

Em vez disso, seguirão para Buenos Aires, onde realizarão sua última apresentação na América do Sul, em comemoração ao centenário do voo transatlântico do hidroavião Plus Ultra. Dada a curta distância entre as duas cidades (204 quilômetros), os helicópteros voarão em formação, oferecendo uma prévia de sua apresentação sobre a Costanera, na capital argentina. A apresentação em Buenos Aires ocorre dia 4/02. O retorno à Espanha é previsto para o dia 7/02.

Esta seria a segunda travessia binacional de um esquadrão de helicópteros na história da região do Rio da Prata, desde 4 de dezembro de 1990, quando um grupo de helicópteros Sikorsky UH-60 Black Hawk americanos cruzou a fronteira durante a visita do presidente George Bush aos dois países, reforçando as medidas de segurança, já que o então presidente argentino Carlos Menem havia acabado de sobreviver a uma tentativa de golpe.
A novidade desta vez é que a Força Aérea Uruguaia solicitou que um helicóptero de seu 5º Esquadrão Aéreo acompanhasse os helicópteros da Patrulha Aspa na travessia, tornando o dia duplamente histórico.
TEXTO Javier Bonilla.
Entre no nosso grupo de WhatsApp