

F-39E 4100 realiza ensaios com armamento ar-solo em Natal. Após realizar em 2025 o primeiro lançamento de um míssil BVR MBDA Meteor o emprego do canhão em uma campanha de tiro aéreo, o F-39 começa ensaios com armamento ar-solo.

Desde a segunda-feira, 26 de janeiro, o primeiro Saab Gripen E brasileiro, o F-39E 4100, está em Natal realizando uma série de ensaios com armamento ar-solo a partir da Base Aérea de Natal. A aeronave voou de Anápolis (BAAN) — Natal (BANT) e, com apoio da Saab, 1º GDA e o IPEV, está há uma semana voando diariamente, empregando duas câmeras de alta velocidade, fixadas nos pilones externos das asas ou no center line.

Além das câmeras, os voos têm sido feitos empregando um pod Rafael Litening III, provavelmente o mesmo usado pelos A-1M, fixado no pilone frontal direito da fuselagem, provavelmente, para checar a integração com armas guiadas a laser. Nos voos, foi possível ver a aeronave armada com bombas convencionais como Mk.83 e inteligentes, como aparentemente uma Elbit Systems Lizard 3/4, a mesma usada nos A-1M.
Os ensaios são mais uma etapa para o F-39E atingir sua capacidade operacional plena no 1º GDA. Vale lembrar que, em 2025, o Gripen brasileiro atingiu algumas marcas operacionais importantes com o 1º GDA, sediado em Anápolis (BAAN). Entre eles está a certificação de Reabastecimento em Voo com o KC-390 em setembro. O primeiro disparo de um míssil BVRAAM MBDA Meteor, realizado em novembro e a primeira campanha de tiro aéreo com uso do canhão orgânico, feita em dezembro. Isto deu ao F-39 a capacidade operacional completa para missões ar-ar, permitindo que em breve ele assuma o Alerta de Defesa Aérea (ALEDA) em Anápolis.

Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS