

Eurofighter Typhoon alcança a marca de 1 milhão de horas voadas. O programa do caça europeu Eurofighter Typhoon, atingiu a expressiva marca de um milhão de horas de voo. O histórico marco foi anunciado em 29 de janeiro pelo consórcio que representa os quatro países integrantes: Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido.
“Um milhão de horas de voo é um marco verdadeiramente histórico que reflete três décadas de trabalho em equipe, inovação e dedicação de milhares de pessoas em toda a Europa”, disse Jorge Tamarit-Degenhardt, Diretor Executivo do Eurofighter.

A expressiva marca alcançada reflete as horas de voo acumuladas de todos caças desde 2003, quando as primeiras unidades foram entregues aos operadores. Além dos quatro parceiros originais do consórcio Eurofighter, o Typhoon conquistou clientes de exportação, incluindo a Áustria, Kuwait, Omã, Catar e Arábia Saudita.
Simultaneamente à marca alcançada pelas aeronaves, os motores EuroJet EJ200 atingiram a marca de 2 milhões de horas de voo, pois cada jato Typhoon é equipado com dois motores deste modelo.

“Atingir dois milhões de horas de voo é um momento de orgulho e emoção para o motor EJ200 e para todos os envolvidos em seu desenvolvimento”, afirmou Ralf Breiling, Diretor Executivo da Eurojet Turbo GmbH.
O Eurofighter Typhoon entrou em serviço operacional em 2004 na Força Aérea Alemã, ou Luftwaffe, seguido pouco depois por aeronaves para outros países parceiros Itália, Espanha e Reino Unido. Desde então, aeronaves de exportação foram entregues à Áustria, Kuwait, Omã, Catar e Arábia Saudita, e, mais recentemente, a Turquia através de uma encomenda feita no final de 2025.

Segundo o consórcio, cerca de 80% das missões aéreas operacionais dos países que compõem o programa Eurofighter são realizadas pelos caças Typhoon, o que demonstra sua excepcional confiabilidade em missões.
“O Eurofighter Typhoon é reconhecido mundialmente como um pilar da defesa aérea da OTAN e de seus aliados, totalmente interoperável e adaptável a uma ampla gama de requisitos de missão”, disse Tamarit-Degenhardt.

Originalmente o programa Eurofighter estabeleceu fornecer 160 caças para o Reino Unido, 143 para Alemanha, 96 para a Itália e 73 para a Espanha. A meta foi concluída em janeiro de 2020. Paralelamente, foram entregues 15 Typhoons para a Áustria, 12 para Omã, 72 para a Arábia Saudita, 28 para o Kuwait e 24 para o Catar.
O programa Eurofighter sustenta mais de 100.000 empregos em 400 empresas na Europa. Como o maior programa de defesa da Europa, o Eurofighter continua a demonstrar seu papel crucial na manutenção da segurança europeia e na sustentação da base industrial de defesa do continente.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO