

Porta-Aviões Abraham Lincoln agora faz parte do US CENTCOM. O Carrier Strike Group 3 do Porta-Aviões Abraham Lincoln encontra-se agora no Oriente Médio, tendo sido redirecionado de seu destacamento no Indo-Pacífico para a região nas últimas semanas, em decorrência do aumento das tensões com o Irã.
O porta-aviões USS Abraham Lincoln (CVN-72) juntou-se à 5ª Frota dos EUA na segunda-feira, confirmou um oficial da defesa ao USNI News. O Abraham Lincoln traz consigo o poder de ataque do Carrier Air Wing 9 (CVW-9) e dos contratorpedeiros USS Frank E. Petersen, Jr. (DDG-121), USS Spruance (DDG-111) e USS Michael Murphy (DDG-112).

Segundo imagens do Pentágono, o porta-aviões Abraham Lincoln operava no Oceano Índico desde pelo menos 20 de janeiro. O grupo de ataque do porta-aviões transitou pelo Estreito de Malaca um dia antes, em 19 de janeiro, chegando a região em 24 de janeiro. Está a cerca de 780 km da costa do Irã.
O Abraham Lincoln partiu de San Diego, Califórnia, em 21 de novembro, e operou no Mar das Filipinas antes de fazer uma escala em Guam, em 11 de dezembro. Após a escala em Guam, o grupo de ataque do porta-aviões operou no Mar da China Meridional, de acordo com imagens divulgadas pela Marinha. De lá foi convocado para ampliar a proteção na região do US CENTCOM, podendo ser usado em um ataque contra o Irã. Agora o porta-aviões USS Abraham Lincoln (CVN-72) está operando no Mar Arábico após receber ordens do Comando Central dos EUA.

Esta é a terceira vez que um grupo de ataque destacado para o Indo-Pacífico é redirecionado para o Oriente Médio devido à instabilidade na região. O destacamento do porta-aviões Abraham Lincoln para o Indo-Pacífico em 2024 viu seu redirecionamento para o Oriente Médio, e o porta-aviões Nimitz recebeu ordens para se deslocar para a região em junho.
A recente saída do porta-aviões Abraham Lincoln (CVN-72) do Mar da China Meridional deixa apenas o USS George Washington (CVN-73), posicionado na vanguarda da frota, como o único porta-aviões americano na região. O George Washington encontra-se atualmente em período de manutenção em Yokosuka, no Japão.
Carrier Strike Group 3
Carrier Air Wing 9 (CAW-9)
Air Defense Commander
USS Frank E. Petersen, Jr. (DDG-121) — Naval Station Pearl Harbor, Hawaii.
Esquadrão de Destróieres 21
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS