

Fraude na licitação anula a compra de um An-74 para a Polícia Nacional Peruana. O Ministério do Interior do Peru anulou o processo de compra de um avião de transporte Antonov 74 para a Polícia Nacional (PNP), depois que constatou que a empresa vencedora apresentou documentação falsa e informações enganosas.
Em 31 de outubro de 2025, a empresa Aero Express FZE, sediada nos Emirados Árabes Unidos, foi declarada vencedora de um contrato para fornecer um Antonov An-74 para a PNP, pelo valor de US$ 63,9 milhões.
Uma auditoria posterior revelou que a empresa não tinha licenças da fabricante ucraniana Antonov para vender a aeronave, um modelo que não é produzido há mais de uma década. A própria fabricante Antonov, através da Embaixada Ucraniana no Peru, confirmaram ao Ministério do Interior que a documentação apresentada pela Aero Express FZE era fraudulenta, o que levou à anulação do contrato de compra.
A Controladoria-Geral Peruana já havia alertado que a proposta da Aero Express FZE não atendia aos requisitos técnicos, bem como a empresa não demonstrava capacidade para fornecer a aeronave. Além disso, a Diretoria de Aviação da Polícia também tinha afirmado que o An-74 não atendia às especificações operacionais necessárias descritas na licitação. Apesar disso, o processo foi adiante.
Com a anulação da compra do An-74, é esperado que uma nova licitação seja publicada em breve. Fontes ligadas ao processo ouvidas por Pucará Defensa indicam que o C-27J Spartan é um forte candidato. O modelo é usado pela Força Aérea Peruana (FAP) desde 2015 e tem demonstrado total capacidade para atender as demandas da PNP.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO