

Spotters chineses flagram Il-78 do Paquistão operando em Sichuan. Aeronaves de transporte Ilyushin 78 da Força Aérea do Paquistão (PAF) foram vistas em uma Base Aérea em Chengdu, na província chinesa de Sichuan. As operações ocorreram entre os dias 19 e 20 de janeiro e foram registradas por spotters locais e divulgadas nas redes sociais.
A província de Sichuan, em especial a região de Chegndu, abriga diversas instalações importantes da Força Aérea do Exército de Libertação Popular, além de ser conhecida como centro de testes aeroespaciais, logística e operações de apoio estratégico. A região também está associada a forças de mísseis, centros da indústria aeronáutica e unidades de defesa aérea.

O Il-78 é uma versão multimissão de reabastecimento em voo e transporte do cargueiro russo Il-76. Uma das aeronaves paquistanesas fotografadas operando em Chengdu foi o de matrícula militar R11-003.
A movimentação dos Il-78 na base militar poderia estar ligada ao recebimento de mísseis ar-ar de longo alcance PL-15E ou mísseis antinavio hipersônicos YJ-21E. Isto serial natural, pois ambos os países tem uma parceria de defesa de longa data envolvendo aeronaves, mísseis, sistemas navais e programas de desenvolvimento conjunto.

Por outro lado, analistas internacionais sugerem que esses movimentos podem indicar que o Paquistão estaria se preparando para receber seus primeiros caças furtivos de quinta geração J-35E, apesar de ter negado a compra dos jatos. “Este desenvolvimento poderia alterar significativamente o equilíbrio do poder aéreo regional, especialmente com a Índia”, salientam as afirmativas.
A Força Aérea Paquistanesa opera uma pequena frota de aviões-tanque Il-78, o que torna sua presença no exterior uma operação bastante intrigante. Essas aeronaves são normalmente reservadas para missões de alta prioridade, incluindo deslocamentos de longo alcance, apoio ao reabastecimento em voo para operações de caças e transporte de equipamentos sensíveis ou pesados.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO