

Militares poloneses visitaram a Embraer no Brasil. Uma delegação das Forças Armadas Polonesas recentemente visitou as instalações da Embraer, em São Paulo. A Polônia tem demonstrado grande interesse nas aeronaves da Embraer, especialmente no avião de transporte multimissão KC-390 Millennium.

Liderada pelo Vice-Comandante das Forças Armadas Polonesas, Major-General do Ar Ireneusz Nowak, a comitiva conheceu de perto a linha de produção e os detalhes do KC-390 Millennium e também do caça leve A-29 Super Tucano, além das soluções de manutenção e de treinamento oferecidas pela Embraer Defesa & Segurança. Os poloneses participaram de voos de demonstração em ambas as aeronaves.

O A-29 Super Tucano é conhecido mundialmente por sua ampla gama operacional que inclui treinamento avançado, ataque leve, vigilância e apoio aéreo aproximado. Mais recentemente, a Embraer está promovendo o Super Tucano como vetor de combate aéreo a drones, uma situação que a Polônia convive há cerca de dois anos com a guerra que seu vizinho, a Ucrânia, trava contra a Rússia.

Durante os dias de visita em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, a comitiva polonesa teve a oportunidade de trocar informações sobre o KC-390 com seus colegas da Força Aérea Portuguesa, que estavam nas instalações da Embraer. Portugal foi o primeiro operador interacional do Millennium e, recentemente, recebeu seu quarto avião.

A Força Aérea Polonesa (PAF) está em meio a um processo de modernização da sua frota de transporte, atualmente baseada em envelhecidos C-130H Hércules. O avião multimissão Embraer KC-390 Millennium é um forte concorrente na concorrência, que tem como adversários o americano C-130J Super Hércules e o europeu A400M Atlas.

A Embraer Defesa & Segurança enviará em breve um KC-390 à Polônia para demonstrar suas capacidades operacionais integrado com equipamentos das Forças Armadas Polonesas. Atualmente operado pelas Forças Aéreas de Portugal e da Hungria, o Millennium está totalmente certificado pelos padrões da OTAN, essencial para a integração da aeronave com as nações aliadas no continente europeu.
@FFO