

Vídeo – misterioso “Doritos” voador avistado à noite próximo da Área 51 nos EUA. A imagem noturna captada pela câmera térmica de um spotter próximo da Área 51, no deserto do Nevada, EUA, revelou uma misteriosa aeronave em formato triangular muito semelhante a uma plataforma não identificada fotografada em 2014.
Conforme o portal The Aviationist, Anders Otteson, criador do canal Uncanny Expeditions no Youtube, foi quem registrou o misterioso avião durante sua última viagem à região de Groom Lake para monitorar a atividade de voos noturnos na região.
No início da manhã de 14 de janeiro de 2026, Otteson capturou imagens térmicas de uma aeronave com formato triangular, semelhante a um “Doritos” (popular salgadinho em forma de triângulo), operando no espaço aéreo restrito ao redor da Área 51. O apelido “Doritos” é muito usado por spotters americanos para descrever aeronaves com formato triangular acentuado.
Conforme a reportagem, Otteson não é um spotter casual. Ele é criador de conteúdo e costuma acampar em locais remotos e inusitados com o objetivo específico de documentar atividades raramente vistas pelo público em geral. Suas expedições pelos desertos ao redor do Lago Groom e outros locais “secretos” combinam longas noites em campo com equipamentos de imagem térmica, sensores ópticos e monitoramento por scanners, oferecendo uma perspectiva única sobre a atividade de voo associada a aeronaves furtivas e programas classificados.
“Eu estava acampando perto da Groom Lake Road, a estrada que leva ao portão principal da Área 51”, disse Otteson em uma mensagem. “Ouvi o que pareciam ser várias aeronaves sobre o vale. Não havia luzes visíveis, então comecei a vasculhar o céu por um tempo com uma câmera térmica. Eventualmente, um B-2 passou por cima, e então vi um segundo rastro de condensação acima do lago Groom, mas estava fora do alcance para tirar uma foto nítida. Desci um pouco pela estrada, mais perto da base, e vasculhei o céu novamente, tendo sorte e conseguindo capturar essa aeronave. Ela imediatamente pareceu diferente do B-2, especialmente pela borda de fuga diferente e característica.”

No entanto, seu avistamento mais recente é ainda mais interessante do que o habitual, pois a aeronave flagrada à noite sobre Nevada apresenta uma semelhança impressionante com a agora famosa aeronave triangular fotografada à luz do dia sobre Wichita, no Kansas, há mais de dez anos.
Em 2014 o The Aviationist publicou a fotografia da aeronave com um formato triangular bem característico, avistada em plena luz do dia sobre Wichita, no Kansas. A imagem, capturada por um observador local, mostrava uma aeronave escura, semelhante a uma asa voadora, com proporções que não correspondiam a nenhum tipo conhecido.
Curiosamente, embora tenha sido fotografada em fevereiro de 2014, a imagem da misteriosa aeronave triangular sobre Wichita foi divulgada em abril daquele ano, aproximadamente um mês após outro avistamento intrigante ocorrido em 10 de março de 2014.
Naquele dia, Steve Douglass e Dean Muskett fotografaram três aviões misteriosos voando em altitude muito elevada sobre Amarillo, no Texas. As imagens mostravam o que parecia ser um avião com formato quase de bumerangue, equipado com dois motores (ou pelo menos dois bocais de exaustão), apresentando alguma semelhança, embora não idêntico, à aeronave avistada sobre o Kansas .
Apesar de anos de especulação, nenhuma explicação oficial jamais foi oferecida, e a aeronave sobrevoando Wichita nunca foi identificada publicamente nem vista novamente. O que torna o recente avistamento na Área 51 notável é a semelhança entre a imagem térmica e a fotografia anterior, apesar de ter sido capturada mais de uma década depois, sob condições completamente diferentes e com um sensor totalmente distinto.

A imagem capturada recentemente por Otteson, através de uma câmera termográfica AGM TM50-640, pode ter sido afetada pela distorção da distância, mas o formato “Doritos” parece muito diferente de um bombardeiro furtivo B-2 Spirit, sugerindo que se tratava de um tipo completamente diferente de aeronave. Mesmo considerando alguma distorção, a forma ainda parece triangular.
Além disso, Otteson conseguiu comparar diretamente o misteriosos avião com um B-2 observado no mesmo dia, notando diferenças claras tanto na forma quanto na assinatura térmica. Ainda assim, como Anders nos apontou, pode haver certas condições em que um B-2 ou outra aeronave de asa integrada possa parecer ter uma borda de fuga plana, então obviamente não podemos descartar essa possibilidade completamente. “No entanto, dado que eu sei que havia outras aeronaves operando no espaço aéreo, acredito que ela era distinta”, acrescentou.
Como mencionado, o Doritos foi avistado enquanto um B-2 operava nas proximidades, usando o indicativo de chamada REARM71. O Spirit operou na área por cerca de quatro horas antes de retornar à Base Aérea de Whiteman, Missouri. O arquivo de áudio pode ser encontrado aqui.
O avistamento foi posteriormente discutido em uma live no YouTube apresentada por Joerg Arnu, do Dreamland Resort, onde Otteson explicou como as imagens foram obtidas. Um elemento que se destacou foram as transmissões de rádio captadas naquela noite.

De acordo com Arnu, o áudio do scanner apresentava um número incomumente alto de códigos, muitos aparentemente banais ou até mesmo divertidas, com referências a lanches, bebidas e itens do cotidiano (Corona, Pretzel, Alho, Mostarda, Michelob, para citar apenas alguns). Embora essa linguagem pareça estranha, é comum os militares utilizarem códigos aparentemente inofensivos para mascarar a real natureza de uma operação, principalmente durante operações sensíveis.
O que tornou este caso notável não foram os códigos, mas a grande quantidade e contexto, que coincidiu com atividade confirmada envolvendo um B-2 Spirit, o que corroboracom um cenário mais complexo do que uma missão de treinamento de rotina.
Tanto Arnu quanto Otteson observaram que parte da fraseologia utilizada era desconhecida até mesmo para experientes rádio-escutas de frequências aeronáuticas, sugerindo um perfil de teste especializado ou um plano de comunicação deliberadamente mascarado. Arnu afirmou que foram ouvidos indicativos de chamada “Sabre”, geralmente utilizadas por aeronaves lançadas da do Aeródromo de Groom Lake, na Área 51.

Ao mesmo tempo, ficou claro que qualquer aeronave que tivesse produzido a assinatura térmica triangular não estava participando abertamente das trocas de rádio. É esperado que ativos altamente classificados ou sensíveis utilizem sistemas de comunicações seguras com troca de dados digitais, deixando para as aeronaves de apoio – neste caso o B-2 – a coordenação em canais abertos e conhecidos.
Se assim for, a troca de informações com códigos peculiares pode ter sido parte de um esforço deliberado para gerenciar o espaço aéreo e os elementos de apoio, mantendo o ativo principal efetivamente invisível do ponto de vista das comunicações.
Durante o debate no Youtube, surgiram explicações sobre as possibilidades para a operação daquela noite, que poderia ser algum tipo de comparação de assinatura radar ou teste comparativos entre o B-2 e o “Doritos” voador.
Apesar das discussões e possibilidades, o que realmente vale a pena destacar como aspecto mais interessante é a mais recente imagem desta aeronave triangular, avistada pela primeira vez há cerca de 12 anos, mas que ainda permanece altamente misteriosa.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO