• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Lockheed Martin confirma o México como o primeiro operador do C-130J Super Hércules na América Latina

22 de janeiro de 2026

A rendering of Mexico's C-130J-30 Super Hercules. Mexico will be the first Latin American country to operate the C-130J.

Lockheed Martin confirma o México como o primeiro operador do C-130J Super Hércules na América Latina. Foto: LM.
Lockheed Martin confirma o México como o primeiro operador do C-130J Super Hércules na América Latina. Foto: LM.

Lockheed Martin confirma o México como o primeiro operador do C-130J Super Hércules na América Latina. Conforme divulgamos, a Força Aérea Mexicana (FAM) anunciou no final do ano passado a aquisição de um Lockheed Martin C-130J-30 Super Hercules, se tornando o primeiro país na América Latina a operar a versão mais moderna do icônico avião de transporte americano.

Em nota oficial divulgada ontem (21/01), a Lockheed Martin confirmou a venda do C-130J para o México, além de outro cliente não divulgado. “A aquisição do Super Hercules pela FAM foi a primeira de duas adjudicações de contratos internacionais para o C-130J a serem concluídos em 2025, sendo que o segundo novo cliente internacional ainda não foi divulgado”, anunciou a fabricante.

Operadora de longa data do Hercules, a FAM está recapitalizando sua frota de transporte tático pesado com a aquisição do moderno C-130J-30 Super Hercules. A sua decisão foi baseada no histórico de cinco décadas de desempenho operacional comprovado pelas versões legadas do C-130 Hércules.


Nota RFA: atualmente o Esquadrão Aéreo 302, responsável pelas aeronaves de transporte pesado da FAM, conta com apenas dois C-130K-30 Hércules fabricados em 1968 e um L100-30 fabricado em 1980.


“Esta decisão histórica do México reflete a contínua confiança depositada no C-130J Super Hercules por operadores de todo o mundo”, disse Trish Pagan , vice-presidente de Mobilidade Aérea da Lockheed Martin. “Com o novo C-130J-30, a capacidade de transporte aéreo tático da Força Aérea Mexicana terá desempenho incomparável, confiabilidade excepcional e a versatilidade para executar todas as 20 missões para as quais está certificado. O C-130J-30 foi realmente construído para entregar resultados.”

De acordo com a Lockheed Martin, o México aproveitará toda a longa experiência e sua infraestrutura existente para economizar tempo de transição para a nova aeronave. Além disso, a prontidão operacional será garantida pela pela extensa e consolidada rede global de suporte da Lockheed Martin.

Equipado com aviônicos avançados, maior alcance, velocidade e capacidade de sobrevivência aprimorada, o C-130J Super Hércules é certificado para realizar 20 conjuntos de missões diferentes, incluindo lançamento aéreo, busca e salvamento, combate a incêndios, evacuação aeromédica, ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento), operações especiais, entre outras.

Com mais de 560 unidades entregues do C-130J Super Hércules, o México se torna a 25ª nação a escolher a versão mais moderna do icônico avião de transporte multimissão da Lockheed Martin.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login