

Coreia do Sul investirá US$ 1,3 bilhão na sua futura aeronave de Guerra Eletrônica. A Coreia do Sul anunciou o início oficial do desenvolvimento da sua futura plataforma de Guerra Eletrônica (EW). Com implantação prevista para 2034, o programa receberá um investimento total aproximado de 1,9 trilhão de wons (cerca de US$ 1,3 bilhão).
A Agência de Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA) informou que recentemente foi realizada uma reunião envolvendo todas as empresas e entidades envolvidas no projeto. O objetivo foi estabelecer as metas de capacidades previstas para a nova aeronave EW. A empresa de defesa LIG Nex1 irá liderar o grupo de trabalho.
“O projeto de desenvolvimento da futura plataforma prevê uma capacidade além das oferecidas atualmente pelos equipamentos de guerra eletrônica existentes”, afirmou a DAPA. “Ele será um divisor de águas, capaz de interferir em grandes áreas à distância, neutralizando e cegando o inimigo, garantindo o controle total do campo de batalha. Espera-se que isso melhore drasticamente a capacidade de sobrevivência e as operações conjuntas de nossas forças armadas”, afirmou a agência.
Em setembro de 2025, a Korean Air e a LIG Nex1 anunciaram uma joint-venture para desenvolver uma aeronave de Guerra Eletrônica baseada no jato executivo Bombardier Global 6500, cuja proposta havia superado as concorrentes Korea Aerospace Industries e Hanwha Systems.
“O início do desenvolvimento dessa plataforma de Geurra Eletrônica é um marco crucial que mudará o paradigma da guerra futura”, afirmou Jeong Gyu-heon, chefe da Divisão de Negócios da DAPA. “Trabalharemos em estreita colaboração com as organizações relevantes e faremos o máximo para garantir o sucesso deste projeto de forma completa.”
Fonte: Flight Global
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO