

A passagem pelo Brasil do navio-hospital chinês “Silk Road Ark”. O navio-hospital “Silk Road Ark” (“Arca da Rota da Seda”), número de amurada 867, da Marinha do Exército de Libertação da República Popular da China, esteve em recente visita ao Rio de Janeiro, durante o seu primeiro comissionamento no exterior.
O “Silk Road Ark” partiu de Quanzhou, no sudeste da China, em 05 de Setembro de 2025, para realizar a “Missão Harmoniosa 2025”, com duração prevista de 220 dias e passagens por 12 países do Pacífico-Sul, Caribe e a América Latina. Durante os meses de setembro e outubro de 2025, o navio passou por Nauru, Fiji e Tonga, no Paífico, chegando no início de Novembro na Nicarágua. Durante o mês de dezembro o navio-hospital chinês visitou a Jamaica e Barbados, no Caribe.

No dia 08 de janeiro de 2026 o Silk Road Ark atracou no Pier Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para uma visita de sete dias em mais uma nação amiga. Entretanto, a sua estada no Brasil gerou inúmeros boatos sobre o real motivo da visita.
O Consulado da China divulgou em nota que o objetivo da visita do navio ao Rio de Janeiro foi “oferecer intercâmbio de conhecimentos, treinamentos conjuntos e atividades culturais”. Em nota, a Marinha do Brasil afirmou que a embarcação tinha “caráter oficial e diplomático”, apesar das visitas à embarcação estarem restritas apenas para representantes consulares e jornalistas.
A mídia nacional divulgou que a passagem do “Silk Road Ark” pelo Rio de Janeiro causou certo desconforto diplomático em Brasília, especialmente por conta do momento de tensão geopolítica que ocorre na América Latina. Além disso, reportagens afirmaram que o navio estaria sido utilizado também como plataforma de reconhecimento, reunindo informações sobre infraestrutura portuária e rotas marítimas brasileiras.

Construído pela Guangzhou Shipyard International (GSI) e comissionado em abril de 2024, o “Silk Road Ark” 867 é segundo dos três navios-hospitais da classe Type 920 (designação OTAN “Anwei”). A embarcação tem 178 metros de comprimento, 25 metros de largura, 11 metros de calado, um deslocamento máximo de 25.760 toneladas, velocidade de 20 nós e alcance operacional de 10.000 milhas náuticas. Está equipado com hangar e convés de voo para um helicóptero trimotor Z-8JH, com capacidade de transportar 27 passageiros ou 15 macas e alcance operacional de 700 km.
A guarnição do “Silk Road Ark” conta com cerca de trezentos elementos e mais de uma centena de profissionais de saúde. Sua capacidade hospitalar é de 300 leitos de internamento e 20 leitos de UTI, além de oito salas de cirurgia. Conta com equipamentos de raio-X, ultrasom, tomografia computorizada, hemodiálise, plataformas para consultas por vídeo com especialistas remotos, etc. O navio ainda conta com uma força tática de fuzileiros para sua autoproteção, com capacidade de intervenção contra ações de pirataria e terrorista.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO